Alimentação saudável é uma grande aliada para atingir os objetivos desejados durante os treinos

Escolha alimentos certos para ingerir antes de treinar


Cuidar do corpo e da mente é fundamental para promover qualidade de vida. Mesmo que alguns resultados sejam a longo prazo, manter a constância de treinos e alimentação regrada é bem importante para alcançar o objetivo desejado. Lembrando que acompanhar a alimentação com um nutricionista esportivo é o ideal, pois a alimentação é adaptada à altura, peso, objetivo e intensidade de treino.

A escolha certa do alimento pré-treino deve ser feita em torno de 20 minutos a 60 minutos antes de iniciar os exercícios, para que o corpo faça a absorção necessária, para que durante o treino não se tenha hipoglicemia, que é a queda glicêmica no corpo, além de manter um bom rendimento durante a prática. 

Cada pessoa tem um objetivo diferente, seja ele o ganho de massa muscular ou a perda de peso; portanto, a alimentação é bem importante e é a principal aliada neste processo. 

O pré-treino pode ser feito com uma ingestão de carboidratos que tenham uma lenta absorção no organismo, para que assim dê energia o suficiente para se exercitar, tais como: pães integrais com uma proteína leve - pode ser utilizado o queijo branco ou creme de ricota. Banana amassada com aveia e uma pitada de canela - esta opção pode ser uma ótima fonte de vitamina, cereal e termogênico.

Já a ingestão de um iogurte light com frutas vermelhas ajuda a manter uma boa fonte de gordura corporal e índices glicêmicos ideais para a prática de atividade física. Como tomar o pré-treino pode variar de objetivo de ganho de massa muscular ou de emagrecimento, e caso seja este o objetivo, recomenda-se tomar chás de hibisco ou chá de gengibre com uma torrada integral. Esses chás são termogênicos e ajudam no emagrecimento, mas não devem ser ingeridos em excesso.  Outro ponto a ser destacado é que é bem importante se alimentar antes de iniciar os exercícios e evitar fazê-los em jejum.

Durante o treino, recomenda-se ingerir bastante água, para manter o corpo hidratado; caso prefira, pode ser alguma bebida isotônica ou até mesmo água de coco, para trazer um pouco de sabor e refrescância.  

O pós-treino é fundamental para a recuperação muscular e para evitar perder massa muscular também, por isso é importante que esta alimentação seja feita à base de proteína, seja ela clara de ovo, carne vermelha, frango, cogumelos, queijos, peixes ou alguma suplementação proteica. 

Lembrando que, para manter a dieta alimentar e os treinos, é recomendável o acompanhamento de profissionais qualificados, para não causar nenhum risco à saúde, e sim elevar a qualidade de vida, proporcionando bem-estar físico e mental. Equilíbrio e constância são palavras fundamentais para alcançar os objetivos.