Após ser denunciada por mais de 90 famílias MRV fecha acordo com o Procon

Consumidores prejudicados participaram da reunião de conciliação por videoconferência


Ainda na última semana, o Procon-SP informou que notificou a MRV Engenharia por não entregar móveis planejados vendidos. Segundo denúncia de consumidores, a Fortte Móveis Planejados, empresa que vendia e não entregava os móveis, era indicada pela MRV e fazia vendas dentro dos plantões da construtora.

"De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a MRV tem responsabilidade solidária pelo descumprimento do contrato, já que a Fortte Móveis Planejados atuava dentro de seus locais de venda. A MRV deve indenizar e reparar os consumidores pelos danos causados", disse o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

Segundo o Procon, a primeira tentativa é buscar conciliar consumidores e MRV com o atendimento dos pedidos, sejam eles de cancelamento da compra com a devolução dos valores pagos ou a entrega dos produtos comprados da Fortte Móveis
Planejados.

Ainda na quarta-feira (15), os consumidores Sandra Heidrich e Paulo Caires estiveram no Procon representando 95 famílias que se dizem lesadas pela MRV e o Grupo Fortte com as vendas não entregues.

Acordo em menos de 48 horas

Após o questionamento feito na terça-feira (14) à MRV Empreendimentos sobre a não entrega de móveis planejados comprados dentro de seus plantões de venda, o Procon conseguiu o compromisso da empresa de que o problema será resolvido até o final deste mês. A situação, mostrada em reportagem veiculada no telejornal Bom Dia São Paulo e com participação ao vivo do secretário de defesa do consumidor Fernando Capez, teve um desfecho positivo em menos de 48 horas.

Depois da repercussão da matéria, na quarta-feira (15), o vice-presidente da MRV, Thiago Corrêa Ely, procurou o Procon e assegurou que indenizará até o final do mês os consumidores que adquiriram apartamentos da MRV e compraram os móveis planejados da empresa Grupo Gran Fortte que atuava em seus plantões de venda.

A reunião com representantes da MRV e a direção do Procon contou com a participação - por plataforma de videoconferência - de dez pessoas representando os mais de 90 consumidores que buscam uma solução desde o ano passado. Fernando Capez fez a mediação entre as partes, os consumidores relataram as dificuldades enfrentadas com a não entrega dos móveis e a MRV se comprometeu a solucionar o problema.

O Procon, que acompanhará o desfecho do caso de perto, entende que a MRV cumpriu o seu papel ao assumir a postura de indenizar quem foi prejudicado, pois, embora não tenha realizado a venda dos móveis planejados, estava associada à comercialização das unidades.

Procon-SP e MRV, juntos, irão responsabilizar o Grupo Gran Fortte. "A empresa responderá criminalmente em investigação de estelionato e seus sócios deverão responder em ação civil pública que pediremos ao Ministério Público. O Grupo Gran Fortte também será multado pelo Procon", concluiu Fernando Capez.