O atendimento ao cliente é a forma mais básica que uma empresa tem de interagir diretamente com o seu público, então é esperado que todos busquem oferecer um serviço de excelência. Um levantamento realizado pela consultoria Forum Corporation aponta que aproximadamente 70% dos consumidores abandonam uma marca após serem mal atendidos. Isso mostra que uma única experiência desagradável pode ser o suficiente para colocar tudo a perder, então é necessário evitá-las ao máximo.
Se você é empreendedor e está buscando formas de melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa, separamos algumas dicas simples e eficazes para alcançar esse objetivo. Confira:
Compreenda a necessidade do cliente
Um cliente pode buscar contato com a empresa por diversos motivos, mas a maioria dos casos envolve reclamações ou problemas relacionados ao produto ou serviço adquirido. Nesse caso, o atendimento assume o papel de suporte e precisa estar preparado para lidar com as solicitações rapidamente.
Antes de mais nada, escute com atenção o que o cliente tem a dizer e entenda o que ele precisa. Responder rápido é importante, mas solucionar o problema é ainda mais. Tente construir diálogos objetivos e eficazes, pois no final é isso que conta.
Expanda seus canais de atendimento
Variedade sempre é bom, e, quanto mais canais de atendimento o público dispor para entrar em contato, melhor! É claro que isso também vai exigir uma equipe especializada e dedicada exclusivamente nas interações com os clientes, afinal é preciso atender a todos esses chats com prontidão e eficiência.
Contar com um perfil ativo nas principais redes sociais do momento, chat via site próprio e atendimento por telefone costumam ser os canais mais utilizados. Utilizar todos mostra profissionalismo e comprometimento com os clientes.
Utilize um chatbot
Contar com ajuda da tecnologia no atendimento ao cliente é um passo fundamental para quem busca automatizar mais o processo. O uso de inteligências artificiais já se popularizou bastante no meio e é por isso que os chatbots continuam sendo uma alternativa viável.
Os chatbots são IAs de atendimento que respondem ao cliente instantaneamente no contato inicial. A função dele é tirar dúvidas mais básicas e redirecionar as pessoas para um atendente humano, quando envolve algum assunto mais complexo. É uma ferramenta utilizada em diversos setores e que pode ser aplicada em praticamente qualquer canal, incluindo redes sociais.
Se você tem dúvidas sobre como usar chatbot para imobiliárias ou qualquer outro setor, vale a pena se aprofundar mais nessa tecnologia. Além de evitar que os atendentes fiquem sobrecarregados, os robôs também ajudam a garantir clientes mais satisfeitos.