As principais vantagens de morar em um duplex

Investimento para comprar esse tipo de apartamento é maior do que modelo comum, mas vantagens são compensadoras


Os apartamentos do tipo duplex costumam ser um tipo de imóvel desejado para quem procura habitar um prédio. Caracterizado por apresentar dois pavimentos ligados por uma escada, ele é um tipo de apartamento que, normalmente, se encontra na cobertura dos edifícios, mas que pode fazer parte de outros andares também.

É comum pensar o duplex como sinônimo de apartamento grande, com muitos metros quadrados. Essa não é, necessariamente, uma regra. Um duplex pode ter uma área pequena, devido à estrutura do prédio, mas apresentar uma vantagem em relação aos demais apartamentos por justamente ter esse pavimento a mais.

Comumente, o pavimento inferior do duplex é composto por ambientes sociais, tais como a sala de estar, área de serviço, banheiro social e a cozinha. O andar de cima é onde se encontram os ambientes privados, como quartos ? que podem ou não ter um banheiro integrado ? e escritórios.

Uma vez que o duplex tem mais espaço em relação a outros apartamentos, o seu preço costuma ser mais caro. No caso de duplex nas coberturas, o valor cobrado é ainda maior, portanto, é um investimento alto que deve ser avaliado com prudência. Dessa forma, surge a questão: vale a pena comprar um duplex?

Vantagens do duplex

Esse tipo de imóvel apresenta algumas vantagens que justificam o preço mais caro de compra. Veja algumas delas abaixo.

Privacidade

Se você tem receio de que seus vizinhos estejam bisbilhotando o que sua família faz em seu apartamento, o duplex é uma forma de garantir maior privacidade. Isso porque ele, geralmente, localiza-se nos dois últimos andares do prédio, ficando acima do campo de visão dos apartamentos dos prédios adjacentes.

Mais espaço

Dois andares significa o dobro do espaço que um apartamento comum daquele mesmo prédio oferece. Dessa forma, são mais cômodos à sua disposição, o que significa um maior espaço para mobiliar sua casa e dispor de seus pertences. Uma escolha recomendada para que tem uma casa cheia de objetos e quer encontrar um lugar para todos eles.

Luz natural

Além da maior privacidade em relação aos vizinhos, outra vantagem de morar nos andares superiores é a menor interferência das sombras de árvores e outras construções. Assim, a pessoa pode desfrutar melhor da luz natural que entra nos ambientes, que ainda são melhores aproveitadas por contarem com janelas maiores.

Essa característica ainda colabora para que o apartamento seja mais bem ventilado, melhorando o bem-estar dos moradores. A maior recepção de luz natural também ajuda a economizar na conta de energia, já que dispensa, em boa parte do dia, o uso de lâmpadas.

Possibilidade de alterações

Os donos de duplex têm maior liberdade para fazer alterações no seu apartamento, o que expande as possibilidades de decoração. A própria planta do imóvel costuma ser mais maleável, o que permite, inclusive, alterações estruturais, modificando cômodos ou incluindo novos objetos.

Ainda é possível alterar paredes nos dois andares, modificar janelas ou redesenhar o espaço de um cômodo sem comprometer a estrutura do prédio. Dessa forma, o proprietário passa a ter um maior poder de personalização do ambiente, dando ao lar a cara que mais lhe satisfaz.

Barulho reduzido

Por ficar em andares mais altos, outro problema que deixa de existir para esse morador são os barulhos exteriores. Mais distantes das ruas e calçadas, é difícil que algum som incomode o seu dia a dia. Também é um imóvel mais distante do salão de festas, caso o condomínio tenha um, impedindo outro possível inconveniente sonoro.

Custo-benefício

O investimento para ter esse tipo de imóvel precisar ser maior em relação aos do demais apartamentos, mas a compra apresenta um bom custo-benefício. O valor do condomínio costuma ser o mesmo cobrado dos demais moradores. Assim, a pessoa tem mais espaço, mas não precisa pagar mensalmente por ele.