Assembleia dá início ao Observatório Social Pindamonhangaba


(Foto: José Akim / AgoraVale)(Foto: José Akim / AgoraVale)
O Observatório Social do Brasil - Pindamonhangaba foi lançado oficialmente após assembleia realizada na noite de segunda-feira (29), no ACIP (Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba). O Estatuto do Observatório foi aprovado por unanimidade e também foram apresentados os membros dos Conselhos Administrativo, Fiscal e Consultivo.

Os membros da comissão organizadora fazem parte de empresas privadas e instituições da cidade, que comungam com o desejo de contribuir para uma sociedade mais igualitária. É regra do Observatório que seus membros sejam apartidários, ou seja, não podem estar ligados a nenhum partido político.

A assembleia foi presidida por João Bosco Andrade Pereira, presidente do Sindicato Rural e membro da comissão, alguns pontos importantes do Estatuto foram explicados aos presentes como os diferentes tipos de associados que o Observatório pode ter: associado fundador, associado contribuinte, associado voluntário, associado efetivo, associado institucional e associado mantenedor. Foram apresentadas também as diversas frentes em que o Observatório pode atuar, como na fiscalização das contas públicas, ações voltadas à educação fiscal nas escolas e treinamentos de pequenas empresas para participação nas licitações da Prefeitura.

Maria Helena Simões de Carvalho, presidente do Conselho Administrativo, informou a todos que com exceção da cidade de São Paulo,  Pindamonhangaba será a primeira cidade do Vale do Paraíba a receber o treinamento para as pequenas empresas participarem das licitações. "Isso é um grande incentivo para o Observatório e um grande ganho para a nossa cidade", avaliou.

O Observatório Social atua no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas, construção dos Indicadores da Gestão Pública e em ações de educação para a cidadania. 
Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação e por meio do trabalho voluntário de seus membros, o OS prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode ser um associado contribuindo financeiramente, com doações de equipamentos ou, ainda,  dedicando seu tempo às ações realizadas. Entre em contato com o Observatório e saiba como participar. Mais informações: Maria Helena (12) 99782-0269 – Mara (12) 99744-6128 – Osvaldo (12) 98150-0567

Diretoria
A diretoria empossada ficou assim constituída:

Conselho Administrativo
Presidente – Maria Helena Simões de Carvalho
Vice Presidente para assuntos de Gestão Administrativa e financeira – Silvio Caceres
Vice Presidente para assuntos institucionais e sustentabilidade – José Luiz de Carvalho
Vice Presidente para assuntos de controle social e metodologia – Guilherme Rennó de Azeredo Freitas
Vice Presidente para assuntos de voluntariado e capacitação – Oswaldo de Oliveira
Vice Presidente para assuntos de cidadania fiscal, comunicação e indicadores – Mara Cristina Bolson Lopes

Conselho Fiscal
Membros efetivos:
Maria de Lourdes Corso Bolson
Douglas Torres Louza
Laureano Guerreiro Bogado

Suplentes:
José Renato Couppê Schmidt
Valdecir Teodoro

Conselho Consultivo
Presidente - José Joir Zinoni Guirado
Vice Presidente – Maria José Mendes

Membros
João Bosco Andrade Pereira
Marcel  Afonso Barbosa Moreira
Acilia Aparecida César Lourenço
Felipe Adriano Gomes