Batalhão Borba Gato conclui participação na Operação Chapadão em Campinas

Objetivo da operação foi substituir um bueiro metálico danificado por uma galeria para drenar o Rio do Quilombo



O 2º Batalhão de Engenharia de Combate - "Borba Gato", de Pindamonhangaba, concluiu no último dia 25 de janeiro os trabalhos dentro do aquartelamento da 11ª Brigada de Infantaria Leve, em Campinas. O objeto da operação, intitulada "Chapadão", era a substituição de um bueiro metálico, danificado por uma galeria, visando drenar o rio do Quilombo, em sua passagem sob a rua Soldado Passarinho.

A galeria possui 11,5 metros de aduelas de 2,5 x 2,5 x 1,0 metros e foi construída com duas bocas em concreto armado. No processo para a proteção da galeria também foram executadas três valetas de concreto para drenagem de águas pluviais, montados e instalados 20 metros cúbicos de gabião e colocados 50 sacos de rip-rap com solo-cimento, tudo isso para impedir que a correnteza do rio Quilombo produza erosões nas cabeceiras da obra de arte.

Os serviços foram completados com um recapeamento asfáltico no local da galeria e em trechos da rua Soldado Passarinho, melhorando o conforto e a segurança dos usuários daquela via. Ao todo, foram recuperados cerca de 740 metros de asfalto da rua Sd Passarinho, no interior da 11ª Bda Inf L. O trabalho de pavimentação foi apoiado por equipamentos e militares do 2º Batalhão Ferroviário (Araguari-MG).