Todos os anos, a Black Friday quebra recorde de vendas e ticket médio no Brasil. Isso mostra que os brasileiros estão cada vez mais envolvidos com essa data, com muitas pessoas esperando o mês de novembro para adquirir produtos como eletrônicos, móveis, passagens aéreas, entre outros.
Em 2019, a Black Friday deverá ser ainda mais completa e, com isso, trazer mais resultados para os varejistas. De acordo com previsões de especialistas do mercado, para este ano, a principal tendência é o atendimento multicanal, com cada vez mais consumidores passando por canais diferentes para efetivar uma compra.
Mas, para conseguir os melhores resultados na Black Friday, os comerciantes deverão ir além de oferecer as melhores promoções. Afinal, preços baixos não são o suficiente para fidelizar os clientes. É essencial investir em um bom atendimento e em uma entrega que cumpra os prazos definidos.
Pesquisa de satisfação dos clientes
Após encomenda do Google, a empresa Float/Quantas realizou o estudo Consumers' New Shopping Experiences. A pesquisa contou com seus especialistas do varejo e mais nove grupos de discussão em São Paulo. Na fase quantitativa, foram entrevistados mais de dois mil internautas das classes A, B e C, entre as cinco regiões do Brasil.
O estudo revelou que 71% dos consumidores realizaram compras em lojas diferentes das que estão habituados em 2018. Para este ano, o número subiu 84%. No entanto, apenas 33% compraram em lojas que nunca tinham ouvido falar durante a Black Friday de 2018.
De acordo com os entrevistados, o preço terá uma importância menor neste ano. Em 2019, as condições de pagamento e os cupons de desconto terão uma relevância maior, enquanto para 54% dos consumidores a confiança na marca e o nível do serviço estarão acima do preço e dos descontos.
Os produtos mais vendidos
Na lista dos produtos mais buscados na Black Friday, devem estar produtos parecidos com os de anos anteriores. Os eletrônicos devem se manter entre os mais procurados, principalmente entre smartphones e notebooks.
Produtos para a casa também estão na lista de compras dos consumidores brasileiros. Ar condicionado na Black Friday, por exemplo, deve ser o item mais buscado, principalmente com a proximidade do verão.
Os consumidores também deverão buscar por serviços, principalmente porque em 2019 será o primeiro ano em que o número de lojas físicas deverá se igualar ao de lojas online participantes no dia de descontos. As expectativas são grandes, principalmente para agências de viagens, que poderão unir os descontos de companhias aéreas e outros fornecedores.