O Programa Direção Segura promoveu mais uma blitz na região na fiscalização de motoristas que não respeitam as leis de trânsito e dirigem embriagados. A operação de fiscalização da Lei Seca foi realizada entre a noite de sexta (22) e a madrugada deste sábado (23) em Taubaté e flagrou várias irregularidades.
Doze condutores foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do etilômetro (bafômetro). Os motoristas flagrados pela irregularidade terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responder a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Oito desses motoristas, além da multa e da suspensão, também responderão na Justiça por crime de trânsito por apresentarem índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro ou por terem a embriaguez atestada em exame clínico realizado por médico-perito da Polícia Técnico-Científica. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.
A Operação Direção Segura é uma ação conjunta coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – autuou doze pessoas em operação de fiscalização da Lei Seca realizada entre a noite de sexta (22) e a madrugada deste sábado (23) em Taubaté.
Semana Nacional de Trânsito - O Detran.SP promoverá uma série de ações dentro da Semana Nacional de Trânsito visando mudar uma triste realidade: a cada 90 minutos uma pessoa perde a vida no trânsito no Estado. Estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito reúne os órgãos de trânsito de todo o país para debater o tema.