O Instituto CCR, em parceria com a Empreende Aí, irá capacitar 1.000 mulheres empreendedoras por meio do programa Despertando a Empreendedora. As formações têm como propósito desenvolver as competências necessárias e praticar a implementação de pequenos e novos negócios em territórios populares, comunidades e favelas, além de proporcionar uma troca de experiências.
A formação tem linguagem descomplicada e as inscrições podem ser realizadas até 6 de abril. As mulheres das cidades lindeiras às rodovias Via Dutra (BR-116) e Rio-Santos (BR-101), administradas pela CCR RioSP, que querem agregar conhecimento e empreender nos negócios podem participar. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Caçapava e visa incentivar o empreendedorismo feminino para quem deseja abrir o próprio negócio; desenvolvido em plataforma digital, o curso conta com conteúdos e aulas exclusivas.
Na primeira etapa do curso, 1.000 empreendedoras serão formadas com a metodologia aplicada pela Empreende Aí, via plataforma digital. Após a formação, 120 mulheres serão selecionadas para a próxima fase, na qual as empreendedoras farão um treinamento presencial de uma semana nas unidades dos Estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Nesta segunda etapa, as empreendedoras participarão também de mentorias com colaboradores do Grupo CCR. Ao final desta fase, 15 empreendedoras serão selecionadas e receberão o prêmio de R$ 1.000 e um plano de mentoria para o planejamento do negócio durante o programa.
Entre os negócios destaques do ano passado está a Ariadna da Mata. Ela possui uma marca especializada em bonecas negras de pano e destaca o quanto o curso possibilitou a sua capacitação e o aperfeiçoamento do seu negócio. "A formação significou muito para mim. Importante sabermos que temos empresas que se preocupam em trazer soluções de impacto social para mulheres empreendedoras".
COMO FUNCIONA
O curso terá aulas on-line e presenciais sobre temas de Autoconhecimento, Como entender o seu Público? Gestão do Tempo, Marketing, Gestão Financeira, Gestão de Equipe, Logística e Aprendizados em momentos de crise. Ao final do programa, 15 negócios serão selecionados e receberão um prêmio em dinheiro de R$ 1.000,00 do Instituto CCR e um plano de mentoria exclusivo para colocar de pé o negócio gestado durante a formação.