Entre os dias 27 de abril e 5 de maio, o caminhão-laboratório do projeto Boa Energia nas Escolas, da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte, estará de passagem por Caçapava em visita às escolas municipais. O objetivo da iniciativa é trabalhar com os estudantes os conceitos sobre a utilização segura e eficiente da eletricidade de forma lúdica e divertida.
Em Caçapava, serão 1.317 alunos beneficiados pelo projetodas seguintes escolas: EMEF Prof. Edmir Viana de Moura; EMEF Prof. Lindolpho Machado; EMEF Prof. Aluísio França Barbosa; EMEF Profª Geni Farah Salles; EMEF Profª Daphne César Guidella; EMEF Prof. Fernando Pantaleão e EMEF Profª Maria Aparecida Pinho.
Para participar do projeto, alguns professores da rede pública receberam uma formação, que começou em agosto de 2022. O caminhão-laboratório vai ficar estacionado em quatro escolas: EMEF Edmir (dia 27/04 e dia 5/05); EMEF Aluísio (dia 28/04); EMEF Lindolpho (2 e 3/05) e EMEF Maria Pinho (dia 4/05) e serão contempladas as turmas, cujos professores participaram da formação.
No caminhão-laboratório, os alunos podem vivenciar uma série de experimentos, aprendendo, na prática, temas como a preservação dos recursos naturais, a história da energia, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica, além de dicas para usar equipamentos elétricos dentro de casa com maior eficiência.
Após a visita, os participantes recebem o gibi "Uma história arrepiante..." no formato de história em quadrinhos, onde é abordado, de forma lúdica, como combater o desperdício de energia elétrica nas residências.
Para que os conteúdos sejam trabalhados de forma ampla, os educadores da rede municipal de ensino passaram por um curso de formação, além de receberem orientações e materiais de apoio sobre como abordar os assuntos no ambiente escolar.
O projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa, utiliza a metodologia PROCEL Educação e é regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Somente em março deste ano, cerca de 12 mil alunos de 29 escolas públicas de Jacareí, Santa Branca, Pindamonhangaba, Monteiro Lobato e Tremembé foram beneficiados pelo projeto.
Atividades disponíveis no Caminhão Laboratório:
- Painéis Interativos de Eletrodomésticos - quatro painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para disseminação do bom uso da energia elétrica.
- Painéis Interativos de Equivalências - três painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para mostrar quanto consumem principais equipamentos ao longo do mês.
- Gerador de Van der Graff - produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;
- Globo de Plasma - experimento que mostra como uma pessoa passa a ser um condutor elétrico;
- Bicicleta Geradora de Energia - ao pedalar uma bicicleta ergométrica, o esforço transforma energia mecânica em energia elétrica e a energia produzida acende lâmpadas de LED;
- Anel Saltador - o campo magnético da bobina induz uma corrente elétrica no anel, produzindo assim um campo magnético ao redor do anel.
- Arco Voltaico / Chispa - um arco voltaico é resultante de uma ruptura de um gás a qual produz uma descarga, simulando a energia em movimento.
- Pilha Humana - quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos através do nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.
- Comparativo entre Lâmpadas - o experimento simula o consumo e a luminosidade entre uma lâmpada fluorescente compacta e uma lâmpada de LED.
- Sistema de Geração Fotovoltaica - placas de geração de energia utilizam a energia do Sol para gerar parte da energia elétrica que é usada no caminhão.