As quatro cidades do Litoral Norte paulista foram prejudicadas pelas fortes chuvas que caíram na região durante a noite desta segunda-feira (3). Em Caraguatatuba, vários bairros ficaram alagados e a equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para a retirada de moradores de suas residência, por meio de botes. Os bairros Martim de Sá, Indaiá, Perequê-Mirim, Massaguaçu e Porto Novo foram alguns que registraram alagamentos.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que a região do Tabatinga foi uma das mais prejudicadas. De acordo com o Cemaden, foi registado o acumulado de 245 milímetros nas últimas 24 horas, muito próximo dos 290 milímetros que é esperado para todo o mês de fevereiro.
Notícias atualizadas no final da manhã de hoje indicam que algumas regiões de Ubatuba ultrapassaram o índice de 100 mm de chuva no acumulado de 72 horas, o que coloca o município em estado de atenção. A região Sul do município foi a mais atingida, e os bairros com maior índice de chuva são Araribá (258,69 mm), Sertão da Quina (214,03 mm)), Lagoinha (179,48 mm) e Maranduba (202,28 mm).
A Defesa Civil de Ubatuba efetuou a retirada de uma família e auxiliou duas famílias que estavam áreas alagadas, sendo duas da Maranduba e uma do Araribá. Todos foram encaminhados para casas de parentes. A operação teve apoio do Corpo de Bombeiros, que auxiliou na retirada com o bote.
Também o município de São Sebastião está em estado de alerta. A Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informou que o volume de chuva afetou principalmente o Camburí, na Costa Sul, além do centro e Morro do Abrigo e a Enseiada na Costa Norte. O município está com 11 pessoas desabrigadas.
No outro lado, no arquipélago de Ilhabela, o acumulado de chuva também foi intenso, mas não há desabrigados. As regiões de Barra Velha e Água Branca foram as mais prejudicadas, segundo informou a Defesa Civil.
Cemaden alerta!
O Boletim de Previsão de Riscos Geo-hidrológicos ( deslizamentos e inundações) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informa que a previsão meteorológica indica condições para a continuidade da chuva nos próximos dois dias no Sudeste, entretanto com maiores acumulados sendo esperados para o estado de São Paulo e Rio de Janeiro.
Na terça-feira (04), considera-se alta a possibilidade de eventos geo-hidrológicos na faixa leste de São Paulo, com destaque a Região Metropolitana da capital, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Baixada Santista, além de grande parte do Rio de Janeiro, com especial atenção à Costa Verde e Regiões Serrana e Metropolitana.
Na quarta-feira (05) mantem-se os mesmo níveis de risco descritos para o dia anterior, com especial atenção a região de Belo Horizonte, Zona da Mata de Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro, onde há a tendência de maiores acumulados de chuva.