O Norte do Brasil reúne algumas das mais belas paisagens brasileiras. A região, no entanto, nem sempre é considerada nos roteiros de viagem dos turistas. Praias paradisíacas, florestas preservadas e grande diversidade de fauna e flora são alguns dos pontos-chave dessa parte do país. Para te ajudar a conhecer esses destinos, vamos elencar alguns cuja viagem será inesquecível.
Segundo dados da ferramenta QuandoViajar, do site do ViajaNet, nos meses de abril e maio é possível encontrar as passagens mais baratas para essas regiões. A diferença na tarifa chega a 36%, se comparado a outros meses. Para economizar, voe pela Gol, companhia aérea que apresenta os menores preços com a maior frequência, de acordo com a pesquisa.
Ouro Preto do Oeste
Tendo conquistado o título de primeira instância turística de Rondônia recentemente, Ouro Preto do Oeste é um lugar onde predomina o ecoturismo. Abandonada por muito tempo e sem investimentos, ressurgiu no polo de turismo do estado depois da criação de uma fundação por empresários locais. A cidade tem um complexo de queda de cachoeiras e um parque temático com diversos brinquedos. O município oferece atividades radicais e para quem só quer curtir a tranquilidade.
Alter do Chão
Este é um lugar tranquilo e reservado, rodeado pelas águas esverdeadas do Rio Tapajós e pelas faixas de areia branca, localizado na cidade de Santarém (PA). O destino já foi citado duas vezes pelo jornal inglês The Guardian: em 2009, como uma das praias mais belas do Brasil, e, em 2016, a publicação destacou a atmosfera boêmia das noites às margens do rio Tapajós, além da preocupação com o meio ambiente e o turismo sustentável. O local pode ser acessado a partir de Belém.
Arquipélago de Anavilhanas
Esse destino amazonense fica a aproximadamente 100 km de distância de Manaus e compõe um dos maiores conjuntos de ilhas fluviais do mundo. O local se apresenta como um labirinto natural, com 2,27 milhões de hectares de floresta virgem. Natureza e praias com areia branca se misturam e formam uma paisagem deslumbrante. O arquipélago fica no Parque Nacional de Anavilhanas e tem cerca de 400 ilhas. O destino é acessado por Manaus.
Serra do Navio
Este destino, situado a 217 km da capital Macapá, tem belezas naturais formadas por uma faixa de mata atlântica nativa, com cachoeiras e árvores centenárias. Como a cidade é pequena, a estrutura não é das melhores, mas a natureza compensa a visita. Um dos principais atrativos da região é a lagoa azul, própria para mergulho e com 80 metros de profundidade.
Dunas do Jalapão
As belas dunas do Jalapão são um espetáculo à parte. A altitude varia de 200 a 400 metros, de onde pode-se ver a vegetação rasteira da região, o mar azul e a Serra do Espírito Santo. O nascer e o pôr do sol são programas impactantes para se fazer quando se está na região. Para acessar o destino, é necessário partir de Palmas (TO).