A Pantone Color Institute, consultoria americana famosa por seu sistema de cores, elegeu o azul clássico (classic blue, referência 19-4052) como a cor do ano de 2020. Ao anunciar a escolha, ainda em dezembro de 2019, a empresa destacou que a tonalidade evoca calma, confiança e conexão. A decisão pelo azul clássico foi tomada a partir de pesquisas de previsão de tendências e deve inspirar os mercados de moda, design e decoração.
De acordo com o comunicado oficial da Pantone, o tom de azul cobalto que vai dominar 2020 está associado à comunicação, introspecção e clareza. Com inspiração no céu do anoitecer, a tonalidade traz um senso de paz e tranquilidade ao espírito humano, ajudando na concentração e na centralização dos pensamentos, especialmente à luz do acelerado desenvolvimento tecnológico que marca os tempos atuais.
Ao contrário da cor de 2019, um vibrante tom de coral (Living coral, referência 15-1546) que evocava alegria, espontaneidade e otimismo, o classic blue é uma cor atemporal, neutra, que marca o retorno ao clássico, em uma tentativa de lidar com o caos do mundo moderno. Segundo a empresa, o azul clássico já está sendo usado em roupas, projetos de decoração e no design gráfico, mas deve se popularizar ainda mais após o título de cor do ano.
Como é feita a escolha da cor do ano
Fundada em 1962, a Pantone elege, desde 2000, a cor que vai ditar as tendências de cada ano. A escolha influencia desde a criação de produtos até o design industrial. De acordo com a empresa, a seleção da cor do ano envolve uma análise consistente que engloba o estudo de novas influências de cores no mundo das artes e do entretenimento.
"As influências também podem surgir de novas tecnologias, novas matérias primas, texturas e efeitos que impactam na cor, plataformas relevantes de mídias sociais e mesmo eventos esportivos emergentes que provocarão a atenção mundial", informa a consultoria.