Desde junho, mais 30 câmeras estão integradas ao sistema de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI) da Prefeitura de Caçapava. Esse aumento na vigilância eletrônica foi possível devido à adesão de oito comerciantes e mais cinco moradores ao Programa Cidade Segura.
O programa foi apresentado aos empresários no dia 22 de maio durante reunião entre o COI (Centro de Operações Integradas) e os comerciantes de Caçapava. O encontro foi promovido na Associação Comercial, onde os convidados e interessados conheceram a proposta e fizeram a adesão ao programa.
Até então, o município contava com 13 câmeras na região central e quase 200 câmeras compartilhadas de estabelecimentos diversos, dos quais 150 são de prédios públicos municipais, como escolas e creches. Outras 50 câmeras vinham da adesão de comércios e residências.
De acordo com a Prefeitura, das 30 novas câmeras inseridas ao programa, oito estão em estabelecimentos dos bairros Piedade, Vila Santa Isabel, Vila Santos e Sapé II. As outras 22 câmeras estão na região central.
Mais vigilância - O Centro de Operações Integradas quer aumentar essa adesão. Dessa forma, a municipalidade convida os comerciantes e empresários que tenham câmeras conectadas à Internet em seus estabelecimentos e que ainda quiserem aderir ao programa para entrarem em contato com a Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana.
Uma equipe técnica fará a avaliação para viabilizar o monitoramento. Não há custo para adesão e a vantagem é o aumento da segurança para o município.
O COI funciona 24 horas por dia, com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Quem tiver denúncias pode ligar no telefone 153 (das 6h às 22h), ou 190 (24 horas por dia).