Com projetos socioeducativos Instituto EDP beneficia cerca de 16 mil pessoas no estado de São Paulo em 2019

Além dos programas socioeducativos já em andamento nas áreas onde o Grupo EDP atua, companhia anunciou novos projetos para 2020


O Instituto EDP, organização que há onze anos gere as ações socioambientais do Grupo EDP, beneficiou cerca de 16 mil pessoas em 2019 com iniciativas sociais no estado de São Paulo. Além do estado, atuou no Espírito Santo, Ceará, Tocantins, Amapá, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Somente no Estado foram investidos mais de 4,7 milhões de reais em projetos voltados a Educação, Cultura, Esporte, Voluntariado, Empreendedorismo, Desenvolvimento Social, Saúde e Geração de Renda.

Fizeram parte dos projetos de 2019 os programas como EDP nas Escolas, Futebol de Rua, Manobra do Bem, Brincando com Pipas e Caravanas do Esporte, que buscaram contribuir para o desenvolvimento humano de crianças, jovens e das comunidades como um todo. Foram contabilizadas 36 organizações apoiadas de 9 Estados em 56 cidades.

Outros  exemplos são os projetos Colo de Mãe, que beneficiou 180 pessoas em São José dos Campos, e o Circo Pandavas que levou as artes circences para 90 crianças e adolescentes de Monteiro Lobato.

"Os resultados de 2019 ajudam a consolidar ações importantes que levam inclusão social e desenvolvimento social a diversas comunidades. Estamos muito felizes com as ações do Instituto e a consolidação do voluntariado na Companhia", afirma Luiz Carlos Gouveia, diretor do Instituto EDP.

A cultura Luso-brasileira

A EDP também preza pela valorização da língua portuguesa. Nos últimos dois anos, a empresa promoveu a exposição itinerante "A Energia da Língua Portuguesa" que, utilizando a estrutura móvel de um caminhão, permitiu que visitantes conhecessem mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal, bem como curiosidades sobre expressões comuns desse idioma, o quarto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.

A Companhia ainda é patrocinadora Máster da restauração do Museu da Língua Portuguesa e a primeira empresa a anunciar o patrocínio de 12 milhões de reais para a restauração do Museu do Ipiranga, fechado desde 2013. A EDP também foi apoiadora das três últimas edições da FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty e, em 2018 apoiou pelo segundo ano a Bienal do Livro de São Paulo.

Voluntariado

Em 2019, mais de 800 colaboradores participaram do programa de voluntariado da Companhia. Foram dedicadas cerca de 8 mil horas a projetos que beneficiaram mais de 55 mil pessoas em 346 organizações.

Uma das ações foi na comemoração da Semana da Energia, na qual os colaboradores foram convidados a levar informações sobre energia elétrica a diversos públicos. O tema que aborda os aspectos da eficiência, fontes, segurança e conscientização no uso, alterações climáticas, entre outros foi levado a escolas públicas, universidades, além de projetos de organizações da sociedade civil. Cerca de 100 pessoas aceitaram essa missão e ajudaram a disseminar o tema para mais de 4 mil pessoas em 15 cidades.

Conheça alguns dos projetos aprovados no Edital EDP 2020: