Como a Coreia do Sul planeja inaugurar a primeira cidade do mundo sem carros no ano que vem

Songdo, a 100 km de Seul, serve de inspiração para Lusail, a metrópole catari que vai receber a final da Copa do Mundo de 2022


O governo da Coreia do Sul aposta todas as fichas de seus projetos de inovação no modelo do International Business District (IBD) de Songdo, uma cidade de US$ 40 bilhões (R$ 160 bilhões, na cotação de maio) que, assim com o município de Lusail, no Catar, foi construída do zero. Antes o início do século, o que deve ser uma metrópole para 300 mil moradores era um terreno vazio do tamanho da cidade de Curitiba. A grande novidade é a tentativa de acabar com os carros.

Quando terminada, no final do ano que vem, Songdo deverá ter uma área construída de nove milhões de metros quadrados na costa da Coreia, a 100 km de Seul. O plano do consórcio responsável pelas obras é priorizar todo tipo de transporte público, como ônibus, metrô e bicicletas, deixando os automóveis apenas para situações de emergência. Mas como?

Os planejadores da cidade apostam em um projeto urbano em que escritórios, parques, dispositivos médicos e escolas serão próximos das casas das pessoas. Os apartamentos e centros empresariais estão distribuídos de forma que nenhuma residência fica a mais do que 12 minutos de uma estação de metrô ou de uma parada de ônibus.

Outra maneira de abolir os carros é construir 80 km de ciclovias ao redor de Songdo, sempre conectadas com o transporte público -- hoje a Coreia do Sul, paradoxalmente, é um dos maiores produtores de carros do mundo, cujos modelos mais novos vão tanto para grandes mercados mundiais como para países subdesenvolvidos ou aparecem em pregões em todo o planeta, como o caso do leilão de Curitiba, no Brasil -- o maior do país em vendas de veículos.

"O que você vê em Songdo hoje é uma cidade compacta e muito caminhável, resultado desse tipo de pensamento ao planejamento", disse Stan Gale, presidente da empresa responsável pela obra.

Quando ela começou a ser erguida, em 2000, 500 toneladas de terra foram despejadas em um pântano para estabelecer as fundações que hoje seguram as estruturas de 20 mil apartamentos onde já vivem cerca de 50 mil pessoas. Em um futuro próximo, a expectativa é que esse número aumente para 100 mil moradores e que, quando ela estiver pronta, 300 mil pessoas morem ali.

"De várias maneiras, essa é a cidade que os coreanos querem mostrar ao mundo, em que há um futuro limpo e sem pobreza", disse o jornal estadunidense Los Angeles Times. A analista da consultoria CityLab, Linda Poon, estranhou a vida atual da cidade. "Há uma tonelada de pessoas morando em Songdo, mas você realmente não as vê. A cidade existe, mas é invisível", criticou, lembrando do caso de Lusail.

A cidade que receberá a abertura e a final da Copa do Mundo do Catar, no dia 18 de dezembro de 2022, ainda não existe. Localizada a 23 quilômetros ao norte de Doha, capital do país do Oriente Médio, o ambicioso projeto desenvolvido pela Qatari Diar Real Estate Investment começou há oito anos e transformou o que antes era deserto solitário em um imenso canteiro de obras, como Songdo no início da década de 10.

O plano de Lusail inclui duas marinas, shoppings, lojas de luxo, áreas de lazer e entretenimento, áreas residenciais, dois campos de golfe, um zoológico, praias de areia branca, estádios e pistas de corrida. Toda a área vai possuir, quando pronta, cerca de 35 quilômetros quadrados.

As autoridades do Catar esperam que Lusail seja a sede da Qatar Petroleum Corporation, a grande empresa do país e que garante a riqueza para os 2,6 milhões de habitantes, e que seja a geradora de energia da região após o Mundial. O projeto inteiro se insere dentro do plano chamado National Vision 2030, que busca alcançar a diversificação econômica do Catar por meio do desenvolvimento "imobiliário, humano e social".