Se você já tem um gato e decidiu adotar mais um, precisará ter paciência, pois os gatos têm que primeiro se acostumar a conviver uns com os outros. É normal, por exemplo, que os bichanos troquem alguns rosnados durante a fase de adaptação.
A boa notícia é que qualquer dificuldade inicial que você possa ter em conseguir que dois gatos vivam juntos desaparecerá após um período de familiarização, que costuma durar cerca de três meses.
Para tornar a chegada de um novo membro na família o mais tranquila possível, tanto para você quanto para seu gato, aqui vão algumas dicas valiosas.
Adultos ou filhotes?
Um filhote é menos ameaçador do que um gato adulto, porque é sexualmente imaturo. Também pode ser melhor adotar um gato do sexo oposto ao seu, para minimizar a competição entre eles. Essa neutralização ajuda a resolver a maioria dos problemas, mas não necessariamente os eliminará completamente. Então, se você estiver pensando em adotar outro gato adulto, faz mais sentido adotar um gato do sexo oposto.
Momento certo
Nunca coloque o novo gato em contato direto com o gato que já morava ali. Planeje deixar um quarto disponível para cada um deles, com tudo o que eles precisam à disposição. Faça contato somente após alguns dias, e sempre na sua presença. Quando você estiver fora, tranque cuidadosamente cada gato em seu próprio quarto. Repita os encontros por períodos cada vez mais longos, até que os dois animais tenham se habituado à presença um do outro.
A importância do olfato
Não se esqueça de que o olfato é o sentido mais desenvolvido nos felinos, sendo essencial na sua comunicação e bem-estar. Você pode tentar integrar o novo gato à casa pensando nisso: acaricie ambos os gatos e, sem lavar as mãos, misture seus cheiros. Outro truque é pegar o cheiro do novo bichano acariciando sua cabeça com um pano macio e depois esfregando-o nos cantos e nos móveis da casa.
Se você permitir que o gato recém-chegado se acostume com os cheiros da sua futura casa e do seu companheiro felino, isso também pode facilitar a sua adaptação.
Caso nada disso funcione, não deixe de visitar o profissional de sua confiança formado em faculdade de Veterinária. Ele pode ajudar na adaptação entre os seus bichanos, verificando o que está e o que não está dando certo.