Montar looks para uma viagem é um processo que exige planejamento. Primeiro, você deve que saber exatamente quais lugares vai visitar e os passeios que fará, para, assim, ter em mente os tipos de peças que sua mala deve ter.
Temperatura do local, tamanho da mala e conforto também devem ser levados em consideração no momento de montar seus looks de viagem. Nesse texto, vamos ajudar você a criar produções e escolher peças necessárias para aproveitar seu destino com estilo.
Escolha peças coringa
Antes de sair investindo em estampas, cortes e texturas diferentes, apostar em roupas versáteis é fundamental para compor looks diferentes e ideais para qualquer estação do ano. Se não quiser levar uma bagagem muito grande, não se esqueça de incluir primeiramente as peças coringa, só depois as roupas mais elaboradas.
O que são peças coringa
Roupas coringa são aquelas peças-chave básicas e fundamentais no guarda-roupa de toda mulher. Na lista dessas roupas estão:
Jeans: item que pode ser usado em eventos casuais, happy hour e festas. Cai bem em corpos de quaisquer tamanho, idade e estilo. O ideal é escolher uma calça jeans escura e outra clara.
Calça preta: cores básicas, como preto e branco, resultam em uma infinidade de combinações. As de sarja são mais populares, mas nada impede você de separar outras de tecidos mais leves.
Camisetas: elas não saem nunca de moda e combinam com tudo. Depois de já ter as clássicas branca e preta, você pode apostar nas coloridas, listradas ou de poá. Camisetas podem compor tanto um look casual, com um short e tênis, quanto looks para um jantar romântico ou de negócios, com um blazer por cima, por exemplo.
Vestido preto: não importa para onde você vai viajar, leve um vestido preto na mala. Seja para um coquetel na beira da praia, ou no centro de uma cidade turística, essa peça, companheira das mulheres, pode ser usada tanto em um happy hour com os amigos como num jantar romântico ou passeio no parque.
Camisas: escolher a camisa certa depende de onde será seu destino. Mas você pode escolher entre a camisa básica branca, a camisa xadrez e a jeans. Elas podem ser usadas como terceira peça por cima de short, vestidos e calças, e têm o poder de transformar e diversificar qualquer look.
Short jeans: a mais básica e versátil das peças, pode ser utilizada tanto em composições finas quanto nas despojadas. Ele pode ser usado em dias quentes com sandálias abertas, sapatilhas, salto alto, com meia-calça ou sem. Só se lembre de que o short não pode ser muito apertado e de cintura muito baixa, para não prejudicar sua silhueta e manter o seu conforto.
Hora de montar sua mala
Depois de separar todas suas peças coringa, é hora de planejar a composição dos looks e possíveis combinações. Se tiver espaço, esse é o momento de levar peças bônus diferentes.
É importante ver quantos dias você vai ficar no local e quais tipos de lugares irá. Verifique também o clima do lugar para não passar muito calor ou muito frio. Por exemplo, se você pretende viajar por uma semana, considere o seguinte:
9 blusas para o dia;
4 blusas para a noite;
4 partes de baixo ? saias, shorts ou calças. Lembre-se de considerar o clima do seu destino para escolher essas peças;
2 vestidos ? leve sempre meia-calça, caso o clima esfrie;
1 casaco ? casaco coringa, preferencialmente, que combine com qualquer uma de suas composições;
Lingeries, sendo 10 parte de baixo e 3 de cima;
1 pijama de frio e 1 de calor;
5 opções de maiôs e/ou biquíni ? caso vá à praia ou à piscina,
Sapatos ? 1 par de chinelos, 2 sapatilhas, 1 par de tênis, 1 sandália de salto alto, 1 bota, 1 scarpin.
O número de roupas é um pouco maior do que os dias que ficará, pois nunca se sabe o que pode acontecer. Imagine ficar sem roupa em uma viagem especial?
Escolha peças que combinem entre si
A lista acima é um direcionamento para caso você esteja perdida, por isso, é importante lembrar que, independentemente de quanto tempo for durar sua viagem, o ideal é pensar se as peças escolhidas podem ser combinadas entre si. Vai que você mude de ideia sobre um look de última hora?
Se possível, fotografe as prováveis combinações que as suas roupas escolhidas podem virar. Isso ajuda caso alguma programação na viagem mude e você acabe se encontrando em um momento delicado, imaginando que não havia pensado em looks para aquela nova ocasião.
Por fim, lembre-se que peças pesadas e mais difíceis de sujar, geralmente, podem ser usadas mais de uma vez. Como calças jeans, casacos pesados e moletons. Isso ajuda a ter uma mala minimalista, impede que você leve muitas peças iguais e evita o ato desagradável de voltar para casa com uma mala cheia de roupas sujas.