Como renovar o piso sem quebra-quebra e burocracias

Conheça quatro alternativas de revestimento e substituição de piso disponíveis no mercado para considerar na hora da troca


Para aqueles que estão buscando uma reforma no piso, atualmente existem diversas opções que não incluem a burocracia e o temido trabalho do quebra-quebra. As alternativas incluem desde revestimentos passíveis de aplicação por cima do piso atual até mantas, a fim de evitar a burocracia e sujeira que a reforma pode causar. 

Uma vez que não há a necessidade de quebrar o piso existente, o consumidor pode economizar tempo, reduzir custos e até mesmo ter maiores opções de reversibilidade, caso deseje. Essa flexibilidade é ideal para aqueles que residem em propriedades alugadas, facilitando na decoração e também já pensando em mudanças futuras. Como mencionado, as possibilidades são muitas, por isso vale conhecer algumas.

Pisos laminados 

Essa opção possibilita considerar o piso já existente, sem que haja a necessidade de removê-lo; trata-se de um piso bastante utilizado em ambientes residenciais e comerciais. Das vantagens, estão a facilidade de instalação, resistência e uma ampla variedade de opções estéticas. Os pisos laminados são constituídos de materiais prensados dispersos em camadas. 

A parte superior nada mais é que uma lâmina transparente de resina melamínica, uma espécie de resina sintética, resistente ao desgaste. Logo abaixo dela, há a camada decorativa, com o padrão desejado, e, por último, a  camada central, que é feita de painéis de fibra.

Carpete com manta niveladora

Outra opção é a cobertura do piso com carpete; embora seja uma solução específica, traz algumas vantagens como nivelamento, isolamento acústico e térmico, conforto e durabilidade. Atualmente no mercado há uma variedade muito grande de tipos, padrões, preços e alturas dos carpetes.

Afinal, trata-se de uma maneira rápida e eficaz de realizar uma mudança no ambiente sem o quebra-quebra da troca de pisos.  A instalação pode ser feita por meio do posicionamento no piso que já existe, como uma manta, que por sua vez proporciona também o isolamento térmico. Vale ressaltar que os materiais do carpete podem ser de lã, nylon ou até mesmo poliéster. 

Revestimentos adesivos

Fácil instalação, versatilidade, estilo a gosto do consumidor, durabilidade e resistência. Essas são apenas algumas vantagens desse modelo de revestimento, além de ser uma opção popular para renovar o piso sem maiores dores de cabeça. Com uma variedade de padrões, a aplicação consiste em remover um filme adesivo e aplicá-lo diretamente sobre o piso atual.

Vale ressaltar que é de extrema importância sempre seguir as instruções dos fabricantes no momento da aplicação do revestimento; ainda que a instalação seja bastante intuitiva, podem haver dicas específicas para fazê-la. Além disso, recomenda-se fazer um teste em uma área discreta antes da aplicação na superfície, garantindo a adesão. 

Tapetes modulares

Feito de diversas peças individuais, conhecidas como "módulos" ou "placas", os tapetes modulares são uma opção versátil e resistente para renovar o piso; projetados para se encaixar uns nos outros, eles formam uma superfície contínua, cobrindo a área desejada. 

Em função do encaixe, também possibilitam que apenas pisos específicos sejam renovados; considerando as necessidades do consumidor e a personalização desejada, é importante que o contrapiso esteja limpo e nivelado; recomenda-se o uso de ferramentas adequadas para tratar o piso atual, como uma esmerilhadeira, passível de utilização em diversos materiais como metal, azulejos e concreto.