Confira 3 dicas para aumentar as vendas do seu negócio

Saiba o que é preciso para elaborar um planejamento de vendas e expandir o público da sua loja


Todo tipo de negócio voltado para vendas e varejo possui um objetivo constante: vender cada vez mais. Essa pode ser uma meta desafiadora até mesmo para empreendimentos bem consolidados, que já possuem uma clientela fixa, pois nem sempre é fácil angariar um público novo. A verdade é que não existe uma fórmula definitiva para isso, mas é possível conquistar mais espaço no mercado com um bom planejamento e estratégias em longo prazo.

Independentemente de o negócio ter ponto físico ou ser exclusivamente virtual, é necessário ter em mente que o progresso é gradual e pode levar algum tempo para começar a ver os números aumentando. Separamos aqui algumas dicas muito úteis para aqueles que desejam aprimorar sua operação buscando o aumento das vendas. Confira:

Elabore um planejamento de vendas

Vender não envolve somente colocar um produto na prateleira e esperar que eventualmente as pessoas comprem. O processo de venda exige estratégia e preparação, visando sempre explorar o interesse ou a necessidade do público-alvo. Para adotar uma operação organizada e alavancar as chances de vender, muitas lojas elaboram o que chamamos de planejamento de vendas.

Essa nada mais é do que uma forma de organizar toda a gestão do negócio e fazer algumas alterações, a fim de obter resultados em curto e médio prazo. Isso envolve investir em novos produtos, buscar novas ferramentas que auxiliem na promoção da loja e sempre fazer uma pesquisa minuciosa sobre o mercado e o público que deseja alcançar. Sem esse tipo de organização, é muito difícil alcançar os resultados esperados.

Esse é um processo que leva tempo, então, quanto antes iniciar o planejamento, mais rápido poderá começar a colher seus frutos.

Invista no marketing digital

A internet é o melhor intermediário de qualquer negócio, já que diminui a barreira geográfica e expande o mercado em escala nacional ou até global. Por isso, ter uma presença forte nas redes sociais, no marketplace e em um site próprio já deixou de ser apenas um luxo para os varejistas e se tornou uma necessidade.

Seja administrado pelos próprios donos ou por funcionários com funções próprias para isso, é essencial fazer postagens regulares nos principais canais de comunicação da rede, sempre visando promover a loja de alguma forma - mas evitando abordagens muito agressivas. O segredo das vendas está na persuasão, e quem utiliza as redes sociais de forma inteligente consegue angariar público naturalmente.

Melhore a comunicação com os clientes

O atendimento ao cliente sempre será de extrema importância para uma loja, pois ele pode definir se as pessoas voltarão ou não a comprar ali. Procure ter profissionais especializados dedicados exclusivamente a essa função, oferecendo uma comunicação personalizada e mais humanizada, sem exagerar na formalidade.

Também é altamente recomendado explorar bem os diferentes canais de comunicação da internet. Mandar uma mensagem de saudação no WhatsApp pode ser uma boa forma de causar uma primeira impressão positiva. Quando as pessoas são tratadas de forma amigável e conseguem solucionar seus problemas, elas tendem a indicar a loja para outros, trazendo novas oportunidades de vendas.