Conheça 4 tecnologias inovadoras em energia solar

Com o desenvolvimento de materiais e tecnologias mais avançadas, os painéis de energia solar se tornaram mais diversos e acessíveis


A energia solar é um dos assuntos mais comentados quando falamos em energia limpa e sustentável. Embora  o efeito fotovoltaico tenha sido descoberto em 1839, foi apenas nas últimas décadas que a energia elétrica deu um salto evolutivo e passou a se tornar uma possibilidade viável economicamente.

Pensando nesse desenvolvimento das tecnologias de energia solar, separamos uma lista sobre 4 tecnologias de painéis solares inovadores que muitos ainda desconhecem. Confira:

Painéis fotovoltaicos orgânicos

Um dos grandes problemas na produção de painéis fotovoltaicos tradicionais é que são utilizados diversos materiais que não são biodegradáveis ou que sua produção não é limpa, utilizando materiais como plásticos, derivados de petróleo e silício. 

Porém, através de anos de desenvolvimento (inclusive o Brasil é líder de pesquisa nesse segmento), foi criado um novo tipo de painel, os chamados painéis orgânicos. Esse tipo de painel é produzido utilizando polímeros e compostos de carbono flexíveis como base de cada placa e por cima é aplicada uma tinta especial com propriedades fotovoltaicas feitas a partir de matéria orgânica e reciclável. Esses painéis geram a mesma quantidade de energia que um painel tradicional, porém custando apenas uma fração do preço.

A grande diferença está no material, o principal ponto é que as placas tradicionais utilizam o silício como material fotovoltaico, porém sua extração e transformação é cara, o que aumenta o custo de produção de cada painel.

Painéis solares portáteis

Outro grande avanço da tecnologia nessa área foi o desenvolvimento de painéis solares portáteis. Devido ao seu tamanho reduzido eles se tornam mais fáceis de transportar. Alguns modelos de painel inclusive foram projetados para serem instalados em mochilas utilizadas por trilheiros, assim o painel carrega uma bateria enquanto o usuário caminha e assim que ele for montar seu acampamento já tem uma fonte de energia elétrica à disposição para alimentar qualquer tipo de aparelho.

Esses painéis solares portáteis acabam tendo uma capacidade energética menor, por conta da sua pequena área de cobertura, mas são excelentes fontes de energia de reserva para quem gosta de fazer atividades ao ar livre.

Painéis fotovoltaicos de filme fino

Como o nome já diz, esse tipo inovador de painel é feito ao depositar finas camadas de material fotovoltaico em um substrato fino e maleável, algo parecido como um filme plástico.

Essa composição torna esse tipo de painel extremamente flexível e dá uma grande capacidade de ser aplicado a basicamente qualquer tipo de superfície. Esses painéis são utilizados principalmente em lugares onde a estética do ambiente, assim eles podem passar despercebidos.

Telhas solares

As telhas solares são uma tecnologia nova no campo da energia solar. Esse tipo de painel faz com que cada telha seja um painel individual ligado em conjunto para fornecer energia elétrica para um imóvel.

A vantagem desse modelo é que não é preciso instalar um suporte grande e pesado sobre o telhado para instalar os painéis, muitas vezes o telhado deve ser reforçado estruturalmente para aguentar a carga. Substituir as telhas convencionais por telhas solares de mesmo peso não causa nenhum impacto na estrutura do imóvel e ainda ajuda a reduzir drasticamente o consumo elétrico vindo da rede pública.

Energia solar em apartamento

Vale destacar que as aplicações de energia solar não precisam ficar, necessariamente, ligadas apenas a casas ou imóveis com grandes áreas de telhado ou de espaços abertos, também é possível utilizar soluções de energia solar em apartamentos ou outros edifícios, como prédios comerciais e hospitais.

Muitos projetos de prédios são feitos pensando em cobrir toda a fachada do edifício com painéis flexíveis, assim eles fazem parte da estética do prédio e podem captar energia solar o tempo todo. Outra solução muito utilizada é projetar áreas de cada apartamento, como a sacada, com um espaço dedicado para um painel solar pequeno ou até mesmo portátil.