Conheça 5 alimentos que são boas fontes de energia

Um cardápio rico é a chave para ter energia durante o dia


A alimentação adequada é um dos pontos mais importantes quando o assunto é ter disposição para encarar as atividades do dia a dia. Uma rotina saudável influencia a produtividade, o humor e, a longo prazo, pode afetar questões como a saúde mental e o surgimento de doenças.

Criar um cardápio baseado em alimentos saudáveis e que dão energia ao corpo é um hábito que faz toda a diferença, tendo seus benefícios maximizados quando combinado com outros cuidados, como a prática de exercícios regularmente e a ingestão de água. Conheça alguns alimentos que dão mais disposição e que podem ser introduzidos na dieta.

Alimentos integrais

O café da manhã é a refeição principal do dia, afetando o nível de energia. Os alimentos integrais são uma ótima opção para consumo, já que os carboidratos de boa qualidade, como é o caso do arroz e do pão integral, demoram mais tempo para serem digeridos, mantendo o nível de açúcar constante no corpo por mais tempo. Além disso, alimentos desse tipo ajudam a regular o humor e mantêm a sensação de saciedade por mais tempo.

Albumina

Ainda que não sendo um alimento propriamente dito, a albumina é uma proteína importante para o funcionamento do corpo, sendo o principal tipo desse composto no sangue. Uma de suas principais funções é garantir o transporte dos nutrientes pela célula. Essa proteína é principalmente encontrada na clara do ovo, mas pode ser consumida na forma de suplemento.

Banana

Frutas são obrigatórias na alimentação, sendo a banana uma das mais conhecidas como uma boa fonte de energia. O magnésio e os açúcares naturais presentes na fruta, além de  carboidrato, potássio e vitamina B6, transformam esse alimento em um eficaz combustível contra a falta de disposição. Outras frutas, como caqui e manga, também são fontes de energia.

Erva-mate

Para quem gosta de consumir bebidas ao longo do dia, o chá de erva-mate, que pode ser tomado quente ou frio, traz bons benefícios para a saúde. Além de ser antioxidante, ele contém uma boa quantidade de cafeína, mas diluída em maior quantidade, o que torna o chá menos agressivo e estimulante. Um copo normal, de aproximadamente 200 ml, fornece cerca de 85 mg de cafeína, o que corresponde a uma pequena xícara de café.

Oleaginosas

Amêndoa, avelã e castanha-de-caju são ricas em magnésio, vitamina E, vitamina B2 e outros nutrientes importantes na transformação do açúcar em energia. As oleaginosas são práticas e podem auxiliar na diminuição do risco de problemas cardíacos e na queda dos níveis de LDL (mau colesterol). Apesar da praticidade, elas devem ser consumidas com cautela, variando entre duas e quatro unidades, de acordo com o tipo.