Conheça os assuntos mais cobrados nas provas de concursos públicos

Estudar temas recorrentes nos certames pode ajudar a acelerar a aprovação


Estudar para um concurso público pode ser uma tarefa extenuante. Muitos certames exigem longos períodos de preparação e uma boa dose de empenho por parte dos candidatos, que terão de superar uma longa lista de concorrentes para realizar o sonho de ter uma carreira pública. Por isso, é importante otimizar o tempo dedicado aos estudos para garantir o domínio dos assuntos pedidos no edital. Uma forma de fazer isso é se debruçar sobre as disciplinas básicas, isto é,  aquelas que cairão na maior parte dos certames, independentemente do cargo oferecido.

Muito antes da publicação de um edital, já é possível antever certos assuntos que possivelmente serão cobrados nos exames. Isso acontece porque, para cada nível de escolaridade, existe um conjunto de matérias que costuma ser recorrente e que aparece na prova ao lado daquelas específicas para cada cargo. As disciplinas português para concursos, matemática e conhecimentos gerais e atualidades são algumas que estão presentes nas provas para candidatos de todos os níveis de ensino. O que vai mudar é o conteúdo explorado em cada um deles, bem como a dificuldade das questões.

As questões de português das provas de nível Fundamental costumam cobrar temas como interpretação de texto, ortografia, uso dos verbos, plural e pontuação. A prova de matemática geralmente traz questões sobre operações básicas, raciocínio lógico, conjuntos numéricos e uso da regra de três. A disciplina de conhecimentos gerais e atualidades, por sua vez,  pode explorar temas de relevância do noticiário nacional. Além disso, é possível que as provas de nível Fundamental cobrem do candidato conhecimentos sobre legislações específicas relacionadas ao funcionamento do órgão que oferece o cargo.

Uma prova de português direcionada a candidatos de nível Médio pode cobrar conhecimentos mais sólidos de interpretação de textos, ortografia (levando em conta as regras do Novo Acordo Ortográfico), morfologia (estrutura, formação e classificação de palavras) e sintaxe (análise das palavras dentro da frase). Em matemática, assuntos como proporção, probabilidade, porcentagem, frações e geometria costumam aparecer com certa frequência. Também será exigido do candidato conhecimento sobre os principais assuntos que figuram nos jornais do Brasil e do exterior, bem como domínio de legislações relacionadas ao cargo pretendido. Por último, questões sobre informática podem exigir a compressão sobre os conceitos básicos de Internet, Word, Excel e Windows. 

Os certames de nível Superior são os que possuem maior nível de dificuldade, portanto, tendem a apresentar questões mais elaboradas e discursivas, cujo objetivo é testar o domínio dos candidatos da norma padrão de escrita. Na disciplina de português, costumam exigir conhecimentos de interpretação de texto em diferentes gêneros textuais, semântica, regência nominal e verbal, entre outros. A depender do cargo, também pode ser exigida uma redação dissertativa-argumentativa. As provas de matemática costumam apresentar questões de matemática financeira, progressões aritméticas e geométricas e até mesmo estatística. 

Em conhecimentos gerais e atualidades, serão cobrados assuntos relevantes das editorias de política, economia e sustentabilidade. A prova de informática exigirá do candidato de nível superior conhecimento intermediário ou avançado de sistemas operacionais, Word e Excel, além de noções de segurança digital. Por último, as provas para cargos que exigem graduação podem conter questões sobre as matérias de Direito Administrativo e Direito Constitucional. Na primeira, a preferência é por temas acerca da administração pública, papel de agentes públicos, atos administrativos, licitações e contratos, enquanto na segunda serão cobrados tópicos como conhecimento da Constituição Federal e de jurisprudência.