Conheça os erros mais comuns na cozinha que ameaçam a nossa saúde

Muitos desses erros são a porta de entrada para problemas de saúde; por isso, é preciso ficar atento


Muita gente não sabe que alguns hábitos considerados normais na cozinha são erros comuns que podem colocar nossa saúde em risco. Quando o assunto são bactérias dentro de casa, a cozinha é um dos cômodos com a maior concentração delas. Assim, quando não tomamos os devidos cuidados na hora de cozinhar, ficamos expostos aos seus perigos.

Usar o mesmo pano de prato para secar as mãos e a louça, por exemplo, é um hábito que pode parecer inofensivo, mas que deve ser evitado. Essa prática comum é o suficiente para transportar as bactérias presentes nas mãos para todo objeto que for seco com o mesmo pano depois, então fica o alerta: isso é anti-higiênico!

Outro detalhe que merece atenção é o costume de deixar uma lixeira em cima da bancada. Não tem nada de errado em deixar uma sacola ali para colocar o lixo da pia e logo em seguida tirá-la de lá. O perigo está em deixar o lixo lá por bastante tempo, acumulando bactérias na região da pia.

Lavar louça é sinônimo de limpeza, mas, caso a esponja não seja higienizada sempre que terminar de limpar tudo, as bactérias continuam se proliferando nela e sendo transmitidas para outros objetos. É recomendado colocar a esponja em um ambiente com água oxigenada por 10 minutos, uma vez ao dia. Isso já é o suficiente para eliminar a presença das bactérias e deixar a esponja apta para higienizar. Uma outra alternativa é investir em um lava-louças, um equipamento prático que elimina todos esses riscos.

Na hora de cozinhar, fica o alerta para dois erros comuns: fritar com azeite e utilizar colher de pau, ao invés de espátulas. O azeite é mais saudável que o óleo, mas, quando exposto a altas temperaturas, perde suas principais propriedades e ainda produz gordura trans. Já a colher de pau acumula bactérias entre as trincas da madeira e, mesmo lavando, é praticamente impossível de eliminá-las por completo. Por isso, o risco de contaminação é alto.

Por fim, nunca coloque panelas de alumínio dentro da geladeira! Muita gente nem imagina o quão perigoso isso é, pois o material dessas panelas é tóxico e pode infectar o alimento quando estiver em baixas temperaturas. Na hora de guardar a comida, sempre utilize potes de plástico apropriados, com uma boa vedação para que o alimento não seja afetado por nenhum agente exterior.