De Bovespa a B3: entenda o que é a bolsa de valores

Conheça as bolsas de valores no mundo e a importância da brasileira no mercado


De maneira específica, a bolsa de valores nada mais é que um mercado onde são realizadas negociações de ações de sociedades de capital aberto e outros ativos mobiliários. Diversos ativos podem ser negociados na bolsa.

As ações de empresas são as mais negociadas; o processo ocorre de maneira que um investidor, ao comprar ações de uma empresa, torna-se sócio dela por estar adquirindo parte de seu capital; em função disso, esse investidor passa também a ter direito aos lucros dessa empresa, por meio de dividendos. Existem, no entanto, diversas modalidades de investimento e bolsas espalhadas pelo mundo.

Brasil, Bolsa, Balcão (B3)

Alguns questionamentos surgem no que diz respeito à bolsa de valores brasileira, e os termos Bovespa e B3 também surgem nesse cenário de dúvidas. A B3, no entanto, nada mais é que uma abreviação de Brasil, Bolsa, Balcão. Trata-se de uma empresa de capital aberto, fundada em 2017, que fica sediada em São Paulo. Sua criação ocorreu da fusão de outras duas empresas, a BM&F Bovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo) e a CETIP (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos).

A junção dessas empresas trouxe diversos benefícios para além dos sócios, chegando a atingir o mercado financeiro em si. As operações de negociação, registro, oferta e liquidação tornaram-se mais assertivas e direcionadas, e a B3 é hoje a maior bolsa de valores da América Latina, e existe para que possa ser realizada a negociação de ativos, atuando em um mercado de compra e venda de ações, entre outros ativos, de maneira segura.

Bolsa de Nova York (NYSE)

Trata-se da bolsa mais importante do mundo: a sigla NYSE significa New York Stock Exchange, e essa bolsa fica sediada em Wall Street e foi fundada em 1792; seu valor de mercado é de aproximadamente US$ 27 trilhões. A NYSE é importante não apenas por ser a maior no que diz respeito ao centro financeiro global, mas também por negociar e abrigar as ações de diversas empresas conhecidas de padrão no mundo como a Coca-Cola, Disney, Johnson & Johnson, etc.

National Association of Securities Dealers Automated Quotations (NASDAQ)

É a segunda maior bolsa de valores do mundo e também fica localizada em Nova York; ficou reconhecida por ser a primeira a possibilitar a negociação de ações pela internet, reduzindo burocracias e facilitando o investimento. Seu valor de mercado é estimado em US$ 24,5 trilhões. Em sua lista de empresas, constam grandes nomes como Apple, Microsoft, Facebook, Amazon, Alphabet e diversas outras empresas de tech.

Índice Bovespa e a relação com a B3

É natural que a bolsa sofra com a volatilidade do mercado; esporadicamente, noticia-se que a bolsa está em queda ou subiu. Para determinar a taxa dessa volatilidade, é utilizado um índice, no caso da bolsa de valores brasileira (B3) esse índice é o Bovespa, chamado de Ibovespa também. Trata-se da representação de uma carteira de papéis negociados em bolsa, e, através dele, tem-se o desempenho médio das principais empresas listadas na bolsa brasileira.

É importante compreender os índices de negociação no momento de analisar os dados, uma vez que eles irão guiar o investidor. Vale também a pesquisa a respeito dos códigos de investimento; na Bovespa, os códigos são compostos por 5 (cinco) letras e 2 (dois) números, a exemplo das ações da empresa Vale, cujo código é o Vale3, com o acréscimo da letra F, que indica um mercado fracionário, sendo assim VALE3F.