Detran.SP flagra irregularidades em autoescola de São Sebastião

Equipe de fiscalização constatou fraudes em aplicação de aula prática de direção veicular


Uma autoescola localizada na região central de São Sebastião foi autuada na última semana por irregularidades apontadas pelo  Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). Durante a fiscalização realizada no último dia 4, fiscais verificaram que uma aula da categoria A (moto) constava aberta no sistema e-CNHsp - por meio do qual o órgão faz o rastreamento de todas as etapas do processo de habilitação-, mas não estava efetivamente sendo ministrada.

Segundo os fiscais, a moto que deveria estar em uso para aula naquele momento estava estacionada no Centro de Formação de Condutores (CFC) e o aluno não estava no local.
“A devida formação do condutor é fundamental para a segurança no trânsito. Estamos no Maio Amarelo, uma mobilização internacional de conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito, e somente com o comprometimento da sociedade em geral podemos alcançar esse objetivo. Portanto, pedimos a todos a máxima seriedade e lisura no processo de educação dos futuros motoristas”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Um boletim de ocorrência foi registrado no 1º Distrito Policial de São Sebastião. Os envolvidos, tanto os responsáveis pelo CFC como o candidato à habilitação que deveria estar em aula, poderão responder a inquérito policial. Além disso, a autoescola terá suas atividades suspensas preventivamente por 30 dias e responderá junto ao Detran.SP a um processo administrativo que pode resultar até em descredenciamento. Como garante a Constituição Federal, a empresa terá direito a apresentar defesa antes da conclusão do processo.

O Detran.SP realiza regular e periodicamente diligências e fiscalizações em parceiros como CFCs, médicos e psicólogos credenciados e em locais de exames práticos a fim de coibir eventuais fraudes e irregularidades no processo de habilitação.

Suspeitas de irregularidades podem ser denunciadas à Ouvidoria do Detran.SP pelo portal www.detran.sp.gov.br ou diretamente no link a seguir http://bit.ly/1ZfLWnf. É garantido sigilo absoluto ao denunciante.