Elektro prepara operação especial para temporada de inverno em Campos do Jordão

A ação contempla inspeções preventivas, equipamentos de religação automática e a vinda da subestação móvel para reforçar o sistema elétrico




A Elektro, distribuidora responsável pelo atendimento de energia elétrica, fará uma operação especial durante a temporada de inverno de Campos do Jordão. A concessionária, que também atende as cidades de São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal, preparou um esquema especial para suportar o fluxo intenso de turistas e o aumento do consumo.

A estimativa da Elektro é que a demanda de energia elétrica aumente em 40% só para o feriado de Corpus Christis, na próxima quinta-feira (15). Para o mês de julho, o aumento é, em média, 20% maior que o normal, já que a cidade recebe neste período cerca de 1 milhão de pessoas.

Para a operação, a concessionária investiu mais de 3.000 homens-horas em ações preventivas na rede de distribuição e levará até Campos do Jordão uma Subestação Móvel. O equipamento vem para fortalecer a operação de forma preventiva. A subestação fica disponível por precaução e, em caso de uma emergência e consequente falta de energia por incidente na Subestação local, a unidade móvel substitui e entra em funcionamento em menos de cinco minutos, restabelecendo a energia na cidade.

A subestação móvel é um equipamento de última geração e foi fruto de um investimento da ordem de R$ 8 milhões por parte da Elektro para aumentar, cada vez mais, a qualidade no fornecimento de energia.

"
A Elektro se prepara anualmente com antecedência para atender ao aumento da demanda e estarmos preparados preventivamente para receber os turistas e manter a qualidade e segurança do serviço de fornecimento de energia elétrica", destaca Renan Bravo, Gerente de Distribuição.

Atualemnte, a Elektro dispõe de 37 religadores no sistema elétrico da cidade, e deste montante, dez equipamentos são do tipo Self Healing, que restauram automaticamente o fornecimento de energia elétrica no menor tempo possível. Além disso, a empresa substituiu transformadores e fez vistorias em todos os equipamentos da Subestação afim de zelar pelo bom desempenho da operação.