Em 10 anos, Cervejaria Ambev treina mais de meio milhão de pessoas pelo consumo inteligente de bebidas alcoólicas

Cursos para profissionais que atuam no comércio visam combater o consumo indevido de bebidas alcoólicas


A Cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol e a água AMA, forneceu treinamentos de consumo inteligente para mais de meio milhão de profissionais ao longo da última década. Além de capacitar garçons e atendentes em todo o país, a empresa investiu na conscientização de vendedores de bebidas em eventos que patrocina, como Carnaval, Copa do Mundo, rodeios como os de Jaguariúna e de Barretos, entre outros, além de festivais de música.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 14/09, data que marca a nona edição do Dia de Responsa, evento anual da companhia em prol do consumo inteligente de bebidas alcoólicas. A mobilização também foi adotada pela Anheuser-Busch InBev (ABI), grupo do qual a Cervejaria Ambev faz parte, e hoje é comemorada nos mais de 50 países onde a companhia atua. Aqui no Brasil, os mais de 30 mil funcionários da cervejaria saem às ruas para visitar mais de um milhão de bares, restaurantes e supermercados com o objetivo de conscientizar os profissionais desses pontos de venda, assim como os consumidores, sobre os riscos do consumo indevido de bebidas, ou seja, por menores de 18 anos, em excesso e associado à direção.

“Há anos nos engajamos em prol do consumo inteligente de bebidas alcoólicas e nos esforçamos para conscientizar os profissionais que atuam junto ao público sobre a importância dessa causa”, explica Bernardo Paiva, presidente da Ambev. O executivo participa do Dia de Responsa em São Paulo, visitando bares da capital para promover mensagens de consumo inteligente. “O objetivo é que essas pessoas transformem a venda responsável de bebidas em um compromisso pessoal e que repliquem esse conhecimento, tornando-se embaixadoras dessa causa”, afirma.

Os cursos oferecidos aos profissionais que atuam no comércio de bebidas alcoólicas integram o Programa Ambev de Consumo Responsável, plataforma lançada em 2003 e que centraliza os projetos que a cervejaria desenvolve sobre o tema. O modelo do treinamento foi criado pela Cervejaria Ambev com a chancela da Fundação Getúlio Vargas e inclui a história e cultura da cerveja; a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado; a proibição do consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos; dicas de como falar com os jovens e os perigos do consumo excessivo. 

No Dia de Responsa, além da já tradicional visita aos bares, a Cervejaria Ambev também convidou o grafiteiro Paulo Ito, reconhecido pelos seus desenhos de cunho social, para pintar um mural na rua da Consolação, na cidade de São Paulo, na altura da rua Caio Prado. O desenho mostra dois copos de cerveja “conversando”, um transbordando e um preenchido até a metade, e busca mostrar que, quando bebemos demais, não nos divertimos. O objetivo é aproximar os consumidores, especialmente os mais jovens, do tema. Também em comemoração à data, a Cervejaria Ambev adesivou mais de 100 de caminhões que atuam em suas operações com mensagens de consumo inteligente. Os veículos transitaram pela capital paulista e por Belo Horizonte.

A edição deste ano também ficou marcada por ser a primeira em que marcas da Cervejaria como Skol, Antarctica e Budweiser, participam ativamente do evento. Os diretores de marketing de cada uma acompanharam a visita a pontos de venda e levaram mensagens importantes aos consumidores e profissionais presentes. “Para nós é uma honra muito grande fazer parte desse movimento. A Skol foi a primeira marca do país a falar sobre esse assunto, em 2001, e é uma causa que nos acompanha desde então em diversas campanhas e ações. Temos certeza que a cultura de consumo inteligente só será estabelecida no país com a união e engajamento de todos nós”, afirma Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de Marketing da Skol.

As ações ajudam a Ambev a contribuir com as metas globais estabelecidas globalmente pela Anheuser-Busch InBev (ABI), para o consumo inteligente. Anunciados em 2015, os compromissos públicos têm como objetivo promover mudanças nos hábitos dos consumidores e criar uma cultura de moderação em todo o mundo. Entre as metas divulgadas estão: o aumento da participação de produtos não alcoólicos ou com baixo teor de álcool no volume total de vendas da empresa para 20% até 2025; o investimento de, no mínimo, US$ 1 bilhão em campanhas e programas de conscientização dos consumidores nos próximos nove anos; a garantia de que, até 2020, todas as embalagens de cerveja trarão mensagens e orientações sobre o consumo inteligente; e a redução de até 10% do consumo nocivo de bebidas alcoólicas em nove cidades no mundo até 2020.

Programa Ambev de Consumo Responsável

O Dia de Responsa é a principal mobilização anual da cervejaria em prol do Consumo inteligente de bebidas alcoólicas e integra as ações do Programa Ambev de Consumo Responsável. Desde o seu lançamento, em 2003, a Cervejaria Ambev já firmou parcerias com uma verdadeira Rede de Responsa, que inclui universidades, centros de pesquisas, redes de supermercados, bares, restaurantes, sindicatos, governos, órgãos de trânsito, aplicativos de táxi, sociólogos, psicólogos, especialistas em saúde, artistas, jogadores de futebol, influenciadores digitais e ONGs.

Ao longo desses quase 15 anos de trabalho, a companhia já realizou diversas campanhas de educação e conscientização. A Skol foi a primeira marca do país a abordar o tema, em 2001, com uma vinheta na qual latinhas se transformavam em táxi. A marca lançou ainda o conceito do "Motorista da Rodada", um "herói" da turma que deixa de beber para levar os amigos em segurança para a casa.

Já a Brahma estrelou a campanha “se beber, não dirija”, com a participação dos jogadores Ronaldo e Luis Fabiano. Também da Brahma foi a campanha “A regra é clara, menor de idade não pode beber”, estrelada pelo ex-jogador Cafu.

Em eventos próprios ou patrocinados pela Cervejaria Ambev, como Skol Sensation e Rodeio de Barretos, a cervejaria já promoveu ações para evitar a associação de bebida e direção como o credenciamento de táxis para facilitar a volta pra casa e a disponibilização do estacionamento amigo (onde o veículo pode ficar até 12h do dia seguinte pelo mesmo custo) para reforçar que quem bebeu e não deve dirigir. Além disso, a Cervejaria Ambev também já realizou a doação de mais de 100 mil bafômetros ao poder público e entidades fiscalizadores de trânsito.

Dentre os atuais principais projetos do Programa Ambev de Consumo Inteligente, temos:

NA RESPONSA!

Atua em parceria com 16 ONGs no Brasil para conscientizar famílias e jovens menores de 18 anos em comunidades de baixa renda. Desde que foi criado, em 2010, o projeto impactou diretamente mais de 27 mil jovens, já capacitou cerca de 8 mil educadores e lideranças comunitárias e 11 milhões de pessoas impactadas por ações de comunicação.

SEGURANÇA VIÁRIA

Reconhecendo que a associação entre bebida e direção ainda representa um importante risco para acidentes, a Cervejaria Ambev tem liderado projetos que subsidiam o poder público com dados e ferramentas eficazes no combate à mortalidade no trânsito. A companhia protagonizou, em 2015, a criação do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, em São Paulo, e, em 2016, do Brasília Vida Segura, em Brasília. Em São Paulo, o projeto contribuiu para a redução do número de mortes em 13%, entre 2015 e 2017, o que representa quase 500 vidas salvas, enquanto que, em Brasília, 135 vidas foram salvas no último ano, superando em 40% a meta de 2017 de redução do número de mortes em acidentes de trânsito. Após a sucessão de resultados bem sucedidos de ambos os programas, o modelo será exportado para República Dominicana, Índia, África do Sul e China.

PNATRANS

No final de julho, a Cervejaria Ambev juntamente com o Ministério das Cidades e o Instituto Tellus assinam parceria para reduzir pela metade mortes no trânsito no Brasil. O objetivo é reduzir número de mortes no trânsito em, pelo menos, 50% até 2028. A Cervejaria Ambev é a principal parceira do novo programa Movimento Nacional de Segurança Viária, iniciativa que vai permitir a execução do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).