Em Pindamonhangaba, furto de cabos de energia deixa espaços públicos sem iluminação

O vandalismo deixa os espaços públicos sem iluminação e perigosos


Nas últimas semanas, duas ocorrências foram registradas na Praça do Residencial Lessa e no Espaço de Lazer do Campos Maia. A ação dos vândalos, além de trazer prejuízos financeiros aos cofres públicos, está prejudicando a própria população, pois o processo para aquisição do material e para restabelecer a energia elétrica demora alguns dias.

No Residencial Lessa foram furtados 300 metros de cabo flexível 10 mm e no espaço público do Campos Maia o prejuízo foi maior, com o furto de 500 metros de cabo 16mm. A Prefeitura registrou boletim de ocorrência junto à Delegacia de Polícia Civil para investigação sobre a autoria do crime. O Setor de Elétrica da Prefeitura já normalizou a iluminação no bairro do Lessa e prevê para os próximos dias a realização dos serviços no Campos Maia.

Segundo o responsável pelo setor na Prefeitura, Miguel Vieira, essa ação criminosa está causando diversos prejuízos ao município. "Temos também ocorrência de furto de fios em bairros distantes e a Prefeitura tem que recolocar. Chegamos a ter aproximadamente de.1500 a 2000 metros de cabos roubados que acabam deixando cerca de 200 luminárias apagadas por falta de cabos, necessitando que a administração adquira o material e faça a reposição".

Outro exemplo recente aconteceu no bairro Beira Rio. Antes, a região sofria com enchentes e, para resolver o problema, a Prefeitura instalou uma casa de bomba que retirava a água do bairro levando-a ao Córrego do Tapanhão. Recentemente, criminosos vandalizaram o equipamento furtando portão, motor e outros materiais, deixando o bairro desassistido desse importante benefício.