Embraer fecha terceiro trimestre com a entrega de 44 aeronaves

Empresa brasileira entregou 17 jatos comerciais e 27 executivos


A Embraer entregou um total de 44 aviões no terceiro trimestre de 2019. Desse total, foram 17 jatos comerciais e 27 jatos executivos (sendo 15 leves e 12 grandes). De acordo com a empresa, a carteira de pedidos firmes a entregar em 30 de setembro totalizava US$ 16,2 bilhões.

No terceiro trimestre, a Embraer também entregou o primeiro jato E195-E2, maior das três aeronaves da família E-Jets E2 de jatos comerciais. Quem vai operar as aeronaves é a AerCap, maior companhia de arrendamento de aeronaves do mundo, e também a Azul Linhas Aéreas Brasileiras. A Azul é a operadora de lançamento global do E195-E2. A companhia aérea encomendou 51 aviões do mesmo modelo e receberá outras cinco unidades ainda em 2019.

Vale lembrar que, no começo do terceiro trimestre, a Embraer assinou um contrato com a SkyWest para um pedido firme de sete jatos E175 configurados para 70 assentos. A SkyWest irá operar os aviões para a Delta. O pedido tem um valor de US$ 340 milhões, com base nos atuais preços de lista da Embraer, e já havia sido incluído na carteira de pedidos (backlog) da Companhia do 2T19 como "cliente não divulgado". As entregas estão previstas para começar no quarto trimestre deste ano.

No segmento de Aviação Executiva, a Embraer anunciou acordo de compra com a empresa norte-americana Flexjet, uma das líderes globais no mercado de transporte via jatos particulares. O negócio inclui uma frota de jatos Praetor 500, Praetor 600 e Phenom 300.

Já o novo Praetor 500, da categoria de jatos executivos médios, recebeu a Certificação de Tipo de três autoridades reguladoras: a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil; a FAA - Federal Aviation Administration, e a EASA - European Union Aviation Safety Agency. A Embraer já recebeu pedidos para o Praetor 500, inclusive no Brasil. A Embraer entregou um Praetor 600 ao primeiro cliente brasileiro.

No segmento de Defesa & Segurança, o Governo de Portugal anunciou um pedido firme para cinco aviões de transporte aéreo multimissão KC-390, representando a entrada da aeronave no mercado internacional. O contrato, assinado nas instalações da Embraer em Évora, Portugal, também inclui suporte e serviços e um simulador de voo.

A Embraer também entregou o primeiro KC-390 à Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Anápolis (GO), dando início aos preparativos para a entrada da aeronave em serviço na FAB, onde será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT). Treinamentos teóricos e práticos vem sendo conduzidos pela Embraer, junto às equipes da FAB, para o início das operações da aeronave.