Alunos da Escola Estadual Ministro José de Moura Rezende, de Caçapava, foram dispensados na manhã desta segunda-feira (15) após uma professora testar positivo para Covid-19 e outros dois profissionais estarem com suspeita da doença. Uma professora que ainda não teve resultado do exame, chegou a ser internada e precisou de auxílio de oxigênio. "Com um caso positivo da doença e outros dois suspeitos, não podemos colocar em risco nossos alunos. Espero que a Secretaria de Educação entenda que precisa ser feito uma quarentena e que as aulas, nesse momento delicado, sejam remotas", disse uma professora que prefere não se identificar.
A escola é destinada aos alunos de ensino fundamental e médio de período integral, além de alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos, totalizando aproximadamente 600 alunos. Desde que as aulas retornaram na última semana apenas 35% dos alunos estão frequentando presencialmente.
Outro Caso
Um professor da Escola Estadual Dr. Pereira de Mattos, de Caçapava, também testou positivo para a Covid-19. De acordo com informações, o docente encontra-se internado e precisou de auxílio de oxigênio. Nesta escola, as aulas foram suspensas apenas um dia. Os profissionais que mantiveram contato com o professor que testou positivo para a doença, continuaram trabalhando normalmente. "O caso foi meio que abafado na escola. Ninguém podia comentar o assunto para não tumultuar os alunos", relatou um professor que pediu anonimato.
Nota da Secretaria de Educação
Em nota respondida por e-mail, a Secretaria de Educação disse que todos os casos suspeitos e confirmados são acompanhados e seguem os protocolos da Vigilância Sanitária do município. Disse também que as atividades na Escola Estadual Ministro José de Moura Rezende vão acontecer de forma remota nesta terça-feira(16) até receber orientação dos órgãos de saúde. Já em relação ao caso da escola Dr. Pereira de Mattos, a Secretaria da Educação informou que o professor que testou positivo segue afastado. Os demais, que tiveram contato com o docente foram orientados a buscar atendimento em unidades de saúde.