Experiência positiva na aula de educação física diminui risco de sedentarismo

Memórias da infância podem interferir nos hábitos dos adultos, segundo pesquisa americana


De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, as boas lembranças atreladas às aulas de educação física na infância são decisivas para que o indivíduo mantenha uma vida ativa, evitando o sedentarismo. O estudo consistia em um questionário online sobre o impacto dos esportes durante a infância para determinar os hábitos atuais dos participantes.

Foram mais de mil respostas que confirmaram a hipótese da importante participação das atividades esportivas escolares para formar adultos mais saudáveis.

Especialistas do setor ressaltam o papel da escola para que as crianças comecem a gostar de atividades. O mesmo também se aplicaria a outras áreas do conhecimento, como linguagens, exatas, entre outras.

Educação física não é apenas sobre esportes

Pesquisadores do comportamento no esporte afirmam também que a educação física tem potencial de socialização entre os alunos. Mais do que a prática de um esporte, que já significaria bastante para as crianças e adolescentes, a aula permite que os alunos criem mais afinidade entre si, além do espírito de equipe.

Para isso, no entanto, a figura do professor de educação física é imprescindível. Esse profissional deve estar sempre atento às necessidades do grupo, não apenas como jogadores de determinado esporte, mas também como seres humanos que estão se desenvolvendo.

Episódios de brigas e bullying, por exemplo, podem fazer com que os alunos se desinteressem pela vida escolar. Com isso, além da exclusão que o aluno pode sofrer, ele deixará de viver experiências que são importantes para o desenvolvimento físico, motor e psíquico.

Conforto e segurança

Uma outra maneira de estimular crianças e adolescentes a participar ativamente das aulas de educação física é através de produtos de qualidade que forneçam conforto e segurança para as atividades.

O tênis infantil masculino e feminino deve ser apropriado para as atividades realizadas, evitando acidentes e diminuindo o impacto, que pode atingir os joelhos e causar dores e desconfortos por toda a perna. Por isso, o indicado é que a criança ofereça feedbacks constantes sobre o produto.

Para os adolescentes, que têm mais autonomia e expressam com mais eloquência seus gostos pessoais, é normal que eles decidam qual é o melhor calçado ou roupa para a prática dos esportes. Porém, esse cuidado também se aplica a eles. O uso de sapatos e roupas inadequadas para a prática esportiva pode causar diversos prejuízos para a saúde, que podem ser agravados com o uso frequente.