A cidade de Cunha realiza a partir de quinta-feira (20) a 17ª edição do Pinhão, Viola e Prosa na Praça, festa que celebra o cultivo do pinhão e faz parte das comemorações do aniversário de 159 anos da cidade. A programação acontece na Praça da Matriz e segue até 7 de maio.
A festa terá praça de alimentação com diversas barracas oferecendo iguarias com pinhão, especialmente preparadas por cozinheiras e quituteiras da roça, incluindo pratos doces e salgados, como caldinho, canjiquinha, farofa, bolos, etc.
Os restaurantes da cidade, conduzidos por chefs de nível internacional, também participam do evento e servem receitas criativas à base de pinhão. A cada ano eles oferecem um cardápio diferente e é possível provar, por exemplo, truta com diversos molhos de pinhão, cordeiro e leitoa com farofa ou molhos especiais de pinhão, tutu com farinha de pinhão e muitas outras criações inovadoras, além dos tradicionais pinhões cozidos e assados.
Além da gastronomia, a festa também terá uma extensa programação cultural. A abertura da festa na quinta-feira terá show da Banda Village, às 21h30. Neste fim de semana ,de 21 a 23 de abril, os visitantes terão a oportunidade de assistir às rodas de viola e aos shows de Pedro e Jeferson, Cristiano e Wellington & Amigos, Giliard Fagundes e Banda Chapéu Brasil.
Um dos destaques será a apresentação no sábado (22), às 22hs, do músico e produtor Miltinho Edilberto, que é também pesquisador de cultura popular e compositor premiado em vários festivais, além de possuir composições em trilhas de programas da Rede Globo e se apresentou com frequência nos programas "Sr.BRASIL" com Rolando Boldrin, e "Viola, minha viola" com Inesita Barroso (TV Cultura). Ele é considerado pela crítica como um dos violeiros mais completos do Brasil.
Para esta edição, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da Estância Climática de Cunha espera receber mais de 20 mil turistas durante o período da festa, que ocorre de sexta a domingo e nos feriados de 21 de abril e 1º de maio. Veja a programação completa pelo link.
A cultura do Pinhão Paralelamente à festa, o Parque Estadual da Serra do Mar promove a 9ª Exposição Pinheiro Brasileiro, do dia 15 de abril ao dia 31 de julho. Com a ajuda de monitores, os visitantes vão conhecer melhor como é desenvolvimento do pinheiro e do seu fruto, o pinhão. A exposição também reúne peças do artesanato local produzidas com a pinha e obras que usam o pinhão como inspiração. O evento de abertura oficial também oferece atividades para as crianças e degustação de pratos elaborados com o pinhão.
O Pinheiro Brasileiro, conhecido cientificamente por araucaria angustifolia, é uma da espécie muito antiga da flora brasileira. O amadurecimento do pinhão acontece entre os meses de março e abril e sua comercialização só é permitida a partir do dia 15 de abril de cada ano. Essa data foi estabelecida em função da necessidade de preservação da espécie e também com a finalidade de garantir a alimentação da fauna silvestre existente nas regiões que apresentam incidência desse tipo de floresta nativa.
Em Cunha, a colheita do pinhão acontece há muitos anos e representa um significativo incremento para a economia local e, especialmente, para a geração de renda extra para os produtores rurais.