Trabalhadores da Tenaris Confab promovem paralisação em protesto contra demissão de funcionário

De acordo com a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba e Região, o manifesto foi devido a uma demissão irregular


Assembleia que aprovou paralisação na Confab Tubos nessa quarta-feiraAssembleia que aprovou paralisação na Confab Tubos nessa quarta-feira (Foto : Guilherme Moura / Sindmetp)

Uma paralisação que durou cerca de duas horas na manhã dessa quarta-feira (8), serviu de protesto a uma demissão que ocorreu na fábrica Tenaris Confab, no bairro Cidade Nova, em Pindamonhangaba. De acordo com a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba e Região, o manifesto foi devido a uma demissão irregular.

A paralisação foi aprovada em assembleia pela categoria, teve adesão dos trabalhadores e ocorreu até às 9h. De acordo com a entidade, na terça-feira, a direção da empresa demitiu um membro da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que tem estabilidade de emprego até julho de 2020.

"A Cipa é uma ferramenta de organização dos trabalhadores pela segurança. A estabilidade existe para a Cipa poder  apontar os problemas. Não podemos deixar a empresa infringir a lei e atropelar a comissão. Vale citar que a Confab é a empresa que mais tem casos de reintegração por ordem judicial, por fazer demissões irregulares", disse o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, André Oliveira, a irregularidade é grave.

A Tenaris Confab atua no ramo de tubos para o setor de petróleo e emprega cerca de 1.100 trabalhadores na unidade Tubos.

O que diz a empresa: Em nota, a Tenaris confirmou que houve uma paralisação de duas horas realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, devido ao desligamento de um funcionário, feito dentro do que regem as leis trabalhistas. A fábrica já opera normalmente."