GM abre PDV na fábrica de São Jose dos Campos

GM oferece o pagamento de um a cinco salários, de acordo com tempo de trabalho na companhia, mais oito a 12 meses de convênio médico


Trabalhadores participaram da assembleia na manhã desta sexta-feiraTrabalhadores participaram da assembleia na manhã desta sexta-feira (Foto : Sindicato)

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região divulgou nesta sexta-feira (30) que a General Motors vai abrir um PDV (Programa de Demissão Voluntária). A abertura do programa foi aprovada pelos trabalhadores da empresa durante assembleia.

A proposta é voltada apenas para funcionários algumas áreas do setor administrativo . De acordo com o sindicato, em torno de 100 trabalhadores estão aptos a aderir ao programa, de um total de 300. A GM oferece o pagamento de um a cinco salários, de acordo com tempo de trabalho na companhia, mais oito a 12 meses de convênio médico.

A empresa ainda não esclareceu qual é a meta do PDV. De acordo com o sindicato, o PDV é parte do plano de reestruturação mundial da montadora anunciado no início desta semana. A empresa planeja fechar sete fábricas, cinco delas nos Estados Unidos e Canadá. A GM ainda não informou quais serão as duas outras fábricas a serem fechadas.

A diretoria do Sindicato delarou que não concorda com as demissões e cobra da GM transparência nos planos de reestruturação. "É direito de todos os sindicatos e trabalhadores da montadora saber quais plantas serão fechadas", afirma o vice-presidente do Sindicato, Renato Almeida.

A empresa ainda não se pronunciou sobre a questão.