Golpe virtual: um em cada seis brasileiro já teve o cartão de crédito clonado, revela pesquisa

Segundo estudo, fraude atingiu 16% dos entrevistados, mas é possível realizar compras online com segurança


Que o digital veio para facilitar as nossas vidas, isso é fato. Mas, ao mesmo tempo, requer um cuidado redobrado para não acabar caindo em golpes. Uma pesquisa realizada pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe mostrou que 16% dos entrevistados já tiveram o cartão de crédito clonado, o que corresponde a um em cada seis brasileiros.

Entre os principais métodos de clonagem de cartão está o phishing, que, apenas em 2020, teve 47 milhões de sites identificados. O golpe consiste em atrair as vítimas por meio de sites falsos bastante similares aos originais, oferecendo produtos com preços abaixo do valor de mercado, para que os consumidores forneçam informações pessoais e dados bancários.

As fraudes também podem ser feitas por meio do cadastro de cartões de crédito em aplicativos, pelo compartilhamento dos dados em aplicativos de mensagens que podem ser acessados por hackers, assim como a clonagem presencial, onde o cartão é entregue em mãos e trocado ou fotografado sem que a vítima perceba. 

E, se o número de consumidores adeptos às compras online já estava em ascensão, durante a pandemia, ele disparou. Uma pesquisa da Ebit/Nielsen aponta que 7,3 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez em e-commerce no primeiro semestre deste ano. Existem hoje cerca de 41 milhões de compradores virtuais, que, entre abril e junho, aumentaram em 70% o faturamento e os pedidos feitos online em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Esse aumento junto das diversas formas de clonagem, que não permitem descobrir de que maneira o golpe aconteceu, tornam ainda mais importante pensar em segurança digital. Por isso, é preciso estar atento a todas as possibilidades para se proteger da maneira correta. Segundo a PSafe, cerca de 15 mil pessoas por dia têm suas contas em aplicativos de mensagem acessadas, e 57% dos brasileiros utilizam o Wi-Fi sem nenhum tipo de proteção.

Caso você seja vítima de algum desses golpes, o mais indicado é bloquear o cartão assim que a fraude for identificada e registrar uma ocorrência em uma delegacia. Administradoras de cartão de crédito sem anuidade ou com devem se responsabilizar pelos danos causados aos clientes, ressarcindo ou não cobrando eventuais gastos feitos por terceiros. 

Para proteger a clonagem por aplicativos de mensagem, instale programas de segurança confiáveis e ative a autenticação em dois fatores. Já para não cair no phishing confira sempre, e com bastante atenção, a URL dos sites, confirme a veracidade das ofertas nos canais oficiais das lojas verificadas e não informe dados pessoais ou bancários em sites que não apresentarem segurança.