Municípios paulistas receberão R$ 30 milhões do Governo de São Paulo para pavimentação, recapeamento e outras obras de infraestrutura. Conforme anúncio do governador João Dória nesta quarta-feira (8) os recursos vão beneficiar 167 municípios, com o empenho de convênios de até R$ 200 mil.
De acordo com Dória, os convênios estavam parados desde o decreto nº 63.640, de agosto de 2018, quando a gestão anterior determinou o cancelamento de quitação de restos a pagar anteriores a 2018. Já no final de 2018, a antiga administração estadual anunciou outra parte destas parcerias, mas também sem previsão de recursos no orçamento.
"Eu prometi e cumpri que faríamos um governo municipalista", afirmou o Governador. "Todas as pautas municipalistas são compartilhadas com todos os secretários [de Estado]. Todos participam, é ação coletiva, é uma nova forma de governar", acrescentou.
Dória salientou que todos os pleitos municipais serão recebidos e analisados pelo Palácio dos Bandeirantes, independentemente de filiação partidária de cada prefeito. "Queremos integrar todas as prefeituras. Não tem partidarismo, não tem ideologia no nosso governo. Aqui, todos estão trabalhando por todos", encerrou Doria.
O objetivo inicial da liberação de verbas desta quarta é atender cidades menores. Da lista de 167 cidades beneficiadas, apenas Bauru, Carapicuíba, Guarujá, Hortolândia, Itaquaquecetuba, Marília, Mauá, Santos, Sorocaba, Sumaré e Taubaté possuem mais de 200 mil habitantes.
Em contrapartida, cidades com menos de 2 mil habitantes, como Arco-Íris, Fernão, Paulistânia, Santa Cruz da Esperança, Santana da Ponte Pensa e Vitória Brasil irão receber repasses do Estado. 88% dos municípios beneficiados possuem menos de 100 mil habitantes.
Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba serão beneficiadas com recursos as cidades de Aparecida, Canas, Igaratá, Jambeiro, Lorena, Monteiro Lobato, Piquete, Redenção da Serra, Santa Branca, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.