Grandes romarias marcam fim de semana no Santuário Nacional

Expectativa é que mais de 180 mil devotos participem das celebrações na Basílica de Aparecida


Mais de 180 mil peregrinos são esperados no Santuário Nacional no próximo fim de semana. Grandes romarias são aguardadas ao longo do sábado e domingo. Chamam atenção o número de peregrinações organizadas por dioceses e arquidioceses, que visitam a Basílica de Aparecida (SP) a menos de 50 dias da Festa da Padroeira.

Já na sexta-feira (30), a Diocese de São Mateus (ES), chega ao Santuário para o primeiro dia de peregrinação. A missa das 16h abre as atividades da romaria, que segue até sábado (31), sendo encerrada na celebração das 10h30.

Também durante o sábado, duas arquidioceses já agendaram sua romaria a Aparecida. A maior delas é a do Rio de Janeiro (RJ), que espera atrair cerca de 100 mil cariocas. A peregrinação, que neste ano completa sua 87ª edição, é uma das mais antigas entre as registradas pelo Santuário Nacional.

A programação tem início às 6h30, com uma concentração na Tribuna Papa Bento XVI, seguida pela recitação do Rosário às 7h. O ponto alto da programação acontece às 9h, com uma missa solene no Altar Central da Basílica. Após a Eucaristia, os cariocas seguem a pé para o Morro do Cruzeiro, onde é realizada uma Via-Sacra.

Outra arquidiocese que marca presença na mesma data é a de Porto Alegre (RS). Durante a missa das 18h, os mais de 700 peregrinos vão se reunir ao redor do Altar Central da Basílica para iniciar a visita a Terra da Padroeira do Brasil. As atividades da romaria serão retomadas na missa das 8h do domingo (1º), que marca o último dia da peregrinação ao Santuário.

Ainda no domingo, durante a missa das 18h, os Missionários Redentoristas da Província de São Paulo abrem seu Capítulo Provincial, que neste ano comemora 125 anos da chegada da Congregação a Aparecida. No encontro, são revisadas a vida apostólica e as prioridades pastorais, a partir das urgências missionárias e opções da Congregação do Santíssimo Redentor.