Mais de 180 mil peregrinos são esperados no Santuário Nacional no próximo fim de semana. Grandes romarias são aguardadas ao longo do sábado e domingo. Chamam atenção o número de peregrinações organizadas por dioceses e arquidioceses, que visitam a Basílica de Aparecida (SP) a menos de 50 dias da Festa da Padroeira.
Já na sexta-feira (30), a Diocese de São Mateus (ES), chega ao Santuário para o primeiro dia de peregrinação. A missa das 16h abre as atividades da romaria, que segue até sábado (31), sendo encerrada na celebração das 10h30.
Também durante o sábado, duas arquidioceses já agendaram sua romaria a Aparecida. A maior delas é a do Rio de Janeiro (RJ), que espera atrair cerca de 100 mil cariocas. A peregrinação, que neste ano completa sua 87ª edição, é uma das mais antigas entre as registradas pelo Santuário Nacional.
A programação tem início às 6h30, com uma concentração na Tribuna Papa Bento XVI, seguida pela recitação do Rosário às 7h. O ponto alto da programação acontece às 9h, com uma missa solene no Altar Central da Basílica. Após a Eucaristia, os cariocas seguem a pé para o Morro do Cruzeiro, onde é realizada uma Via-Sacra.
Outra arquidiocese que marca presença na mesma data é a de Porto Alegre (RS). Durante a missa das 18h, os mais de 700 peregrinos vão se reunir ao redor do Altar Central da Basílica para iniciar a visita a Terra da Padroeira do Brasil. As atividades da romaria serão retomadas na missa das 8h do domingo (1º), que marca o último dia da peregrinação ao Santuário.
Ainda no domingo, durante a missa das 18h, os Missionários Redentoristas da Província de São Paulo abrem seu Capítulo Provincial, que neste ano comemora 125 anos da chegada da Congregação a Aparecida. No encontro, são revisadas a vida apostólica e as prioridades pastorais, a partir das urgências missionárias e opções da Congregação do Santíssimo Redentor.