Antes de qualquer coisa, é preciso saber o que é Scrum. Trata-se de uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software, que é dividida em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. É uma forma diferente de se trabalhar, utilizada por equipes para gerenciar o desenvolvimento de produtos. Por ser muito simples, leve e adaptável, podemos considera-lo como um framework, uma estrutura básica, que deve ser completada com outras partes para funcionar bem.
A partir daí, partimos para a certificação Scrum Master, que nada mais faz do que tentar assegurar que a equipe respeite e siga os valores e as práticas do Scrum. Ele também protege o time assegurando que ele não se comprometa excessivamente com relação àquilo que é capaz de realizar durante um Sprint.
O Scrum Master atua ainda como facilitador do Daily Scrum (reunião diária realizada a cada dia do Sprint) e torna-se responsável por remover quaisquer obstáculos que sejam levantados pela equipe durante esses encontros. O papel dele é tipicamente exercido por um gerente de projeto ou um líder técnico, mas, em princípio, pode ser qualquer pessoa da equipe.
Confira as vantagens competitivas de ser um profissional Scrum Master
A certificação Scrume os métodos ágeis são tendências mundiais no setor de desenvolvimento de softwares. Eles aumentam a probabilidade de sucesso geral do projeto, pois compreendem os valores, as práticas e as aplicações Scrum, e fornecem um nível de conhecimento e experiência acima dos gerentes de projetos típicos.
Os chamados CSMs auxiliam o restante da equipe a trabalhar em conjunto e a aprender o conceito. Além disso, eles protegem o time das distrações internas e externas. Devido a isso, profissionais que possuem algum tipo de certificação ganham grande destaque. Ao obter uma certificação Scrum Master você:
- Melhora o currículo, afinal, qualquer certificação já ajuda a enriquecer suas experiências;
- Expande suas oportunidades de carreira, permanecendo relevante em todos os setores da indústria adotando práticas ágeis;
- Demonstra aos empregadores e aos colegas a busca por maior conhecimento sobre a área;
- Pode ganhar até 30% a mais do que seu atual salário, como apontam pesquisas do mercado.
Saiba quais são os requisitos para a certificação
A certificação de Scrum Master pode ser adquirida no Scrum.org por todos os que possuem um certo nível de conhecimento – não apenas para aqueles que fizeram o curso. A única exigência para aprovação é realizar a avaliação online no Scrum.org. Vale destacar que a prova é feita somente em Inglês.
São, ao todo, três níveis de certificação: Professional Scrum Master I (Intermediário), II (Avançado) e III (Master), que indicam o quão bem os indivíduos compreendem os papéis, regras, artefatos e limites de tempo que compõem o Scrum framework.
Veja o que fazer após receber o certificado
A incorporação de princípios e práticas de Scrum em seu mundo de trabalho exige diligência, paciência e um compromisso com a melhoria contínua. Além disso, seus conhecimentos e habilidades podem – e devem – ser aprimorados. Veja como:
- Compartilhando a sua experiência com a comunidade da Scrum Alliance, contribuindo com um artigo para o site dela;
-Participando dos encontros da Scrum Alliance chamados de Scrum Gatherings;
- Participando de grupos online do LinkedIn;
- Continuando o seu desenvolvimento profissional;
- Informando aos outros sobre suas realizações com o certificado de CSP, os logos do CSP e um perfil ativo, editável no site da Scrum Alliance.