Militares das três guarnições de Pindamonhangaba se reuniram na manhã desta sexta-feira (25) na Praça da República, em frente ao 2º Batalhão de Engenharia de Combate, para as comemorações do Dia do Soldado. O evento contou com diversas homenagens, entrega de condecorações e desfile de pelotões.
O destaque do evento foi uma homenagem prestada aos soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) com a inauguração de um obelisco aos Pracinhas da FEB. A iniciativa partiu do empresário Maidel Maurício Branco, que a exemplo de outros familiares de febianos, estiveram representando os heróis brasileiros da 2ª Guerra Mundial. O monumento foi desenvolvido pelo artista plástico Irineu Migliorini.
Para o comandante do 2º BE Cmb, Cel Luis Claudio Brion Cardoso, a homenagem após 74 anos é mais que justa tendo em vista o legado de coragem e patriotismo deixado pelos mais de 24 soldados brasileiros que lutaram nos campos da Itália em 1944/45.
“Hoje nós homenageamos nossos heróis que foram lutar lá na Itália e enfrentar um inverno rigoroso, um outro ambiente, e um exército extremamente poderoso que era o exército alemão, um exército nazista, e com muita garra e patriotismo, amor ao nosso país, conseguiram defender os nossos ideais.”, disse o comandante da guarnição federal instalada em Pindamonhangaba.
Para encerrar, as tropas desfilaram diante de seus comandantes e das autoridades, ao som da Banda da Escola de Especialistas da Aeronáutica de Guaratinguetá.