Justiça embarga antigo prédio da fábrica de móveis Oca, em Jacareí

Ação está sendo criticada pelo prefeito


A população de Jacareí está dividida quando ao embargo, pela Justiça das antigas instalações da fábrica de móveis Oca. Proferida na última terça-feira (30), a decisão é da juíza Rosangela de Cassia Pires Monteiro, da Vara da Fazenda do município, em caráter liminar, acata uma ação civil instaurada pelo Ministério Público contra a demolição do antigo prédio para a instalação de um centro comercial.

No local, uma área de 10 mil m² na Avenida Getúlio Dornelles Vargas, no Jardim Primavera, funcionou durante os anos 60 a fábrica de móveis que, de acordo com a promotoria, aguarda a conclusão do processo de tombamento do local, pedido que deu entrada no Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) em março deste ano.

Para o MP, as antigas instalações da fábrica de móveis pertence ao patrimônio histórico-cultural de Jacareí e região. O prédio ddoi construído pelo arquiteto e designer brasileiro Sergio Rodrigues e contou na época com a participação de outros artistas do país.

Ainda cabe recurso da decisão.

Segundo o prefeito Izaías Santana (PSDB), até o momento não há um projeto de construção protocolado na Prefeitura. Por meio de nota, a municipalidade também alega que não há qualquer processo para tombamento do antigo prédio tramitando na Prefeitura. Ainda na nota, a Prefeitura diz que a liminar foi concedida contra o proprietário do prédio, por ser um imóvel particular.