O Programa Direção Segura (Lei Seca) autuou neste final de semana vários condutores de veículos em Pindamonhangaba e Ubatuba. Na cidade do Litoral Norte, as operações de fiscalização da Lei Seca realizadas entre a noite de sexta-feira (1° de setembro) e a madrugada deste sábado (2). Em Pindamonhangaba, a fiscalização começou na noite de sábado e encerrou-se na madrugada de deste domingo.
No Litoral, as blitze foram realizadas na avenida Capitão Felipe e Trevo Praia Grande, foram aplicados, ao todo, 248 testes do etilômetro (popularmente conhecidos como bafômetro).No total, 12 condutores foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do etilômetro (popularmente conhecido como bafômetro).
Dois desses motoristas, além da multa e da suspensão, também responderão na Justiça por crime de trânsito por apresentarem índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro ou por terem a embriaguez atestada em exame clínico realizado por médico-perito da Polícia Técnico-Científica. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.
Em Pindamonhangaba, 77 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro (popularmente conhecidos como bafômetro).e nove motoristas foram autuados. A fiscalização ocorreu na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso e na Rua Ministro José Geraldo R. de Alckmin.
Todos os autuados terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responder a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.