O temporal que assolou a cidade de Jacareí na semana passada prejudicou pessoas que fazem vivem em áreas vulneráveis. De acordo com a Defesa Civil, mais de 70 moradias tiveram que ser interditadas devido à ocorrências de deslizamentos e desmoronamentos.
A Prefeitura de Jacareí, atualizou nesta terça-feira (3) para o número de pessoas desalojadas. De acordo com a municipalidade, todos já estão recebendo assistência da Fundação Pró-Lar para serem incluídas no programa de auxílio aluguel. Os atendidos representam 12 famílias do bairro Igarapés e mais duas do Cidade Salvador, e foram encaminhados pelas assistentes sociais que atuam na força-tarefa, organizada pela Prefeitura, com o objetivo de auxiliar as famílias que tiveram suas casas condenadas pela Defesa Civil.
Auxílio Aluguel - A inclusão no programa começa mediante uma triagem realizada pela Fundação Pró-Lar, na qual é feita a avaliação socioeconômica, com comprovação de documentação e renda de todos os membros da família. De acordo com a Lei municipal 5.033, que institui o auxílio aluguel, a renda total da família beneficiária não pode ultrapassar três salários-mínimos.
Após a triagem, o processo passa pela Comissão de Concessão do Auxílio Aluguel (prevista na lei 5.033) e pelo aval da Procuradoria do Município.
O programa segue alguns critérios. O titular inscrito tem de ter conta corrente, para efetivação do depósito referente ao auxílio aluguel. E o valor do auxílio é escalonado conforme a renda.