Manchas na pele no verão: conheça os principais tipos e veja como se proteger

Os cuidados com a pele sempre são necessários, mas se mostram ainda mais necessários durante o verão


A proteção da pele é essencial em qualquer época do ano, mas precisa receber atenção redobrada durante o verão pois a combinação de sol e calor pode causar ou agravar quadros de manchas de pele.

Conheça os tipos mais comuns de manchas que podem acometer a pele e saiba o que fazer a respeito da prevenção e tratamento adequados no verão.

Melasma

O melasma é uma condição que pode ter origem em alterações hormonais, no estresse e na exposição ao sol. As mulheres são mais propensas à condição, e as manchas, em tons acastanhados, aparecem principalmente no rosto. O  uso de protetor solar físico (que rebate a luz em vez de transformá-la em calor) é o mais adequado, pois o calor pode piorar a condição. Além do protetor, os clareadores, vitaminas, fitoterápicos, peelings e laser são alguns dos tratamentos mais indicados para amenizar e resolver o problema. 

Queimaduras Solares

O excesso de exposição à radiação ultravioleta dos raios solares pode causar queimaduras na pele. As queimaduras solares causam manchas avermelhadas, ardência, bolhas e descamação, e quando ocorrem com frequência tendem a ser responsáveis pelo surgimento do câncer de pele. Quando a proteção não foi realizada corretamente e a queimadura está instalada, o tratamento deve ser realizado com a aplicação abundante de creme hidratante e com a ingestão de água. Não realize esfoliações para acelerar o processo de descamação, pois isso pode danificar a pele. Proteja-se utilizando filtro solar e evitando a exposição nos horários de maior incidência de raios UV (entre 10h e 16h). 

Melanose Solar

A melanose solar ocorre quando há a exposição solar sem proteção adequada durante muito tempo. As manchas decorrentes da melanose só aparecem com o passar dos anos, por isso são comumente chamadas de "manchas senis", que são acastanhadas e acometem a pele de pessoas mais idosas. A prevenção é realizada com o uso de protetor solar diariamente nas áreas mais expostas do corpo, como mãos, braços e rosto, e o tratamento pode ser realizado com o uso de laser e luz pulsada. 

Fitodermatose

A fitodermatose nada mais é que a conhecida "queimadura de limão", ou seja, as queimaduras que ocorrem por conta da reação de substâncias cítricas que entram em contato com a pele e, estimuladas pela radiação, causam manchas escurecidas e até bolhas. Para prevenir é preciso lavar muito bem antes de sair ao sol as mãos e as partes do corpo (como a boca) que eventualmente tenham entrado em contato com as substâncias. O tratamento é realizado com cremes e anti-inflamatórios receitados pelo dermatologista, mas a tendência é de que as manchas desapareçam com o passar do tempo. 

 

A dica geral para prevenir o aparecimento ou o agravamento de manchas é: utilize filtro solar com fator de proteção adequado à sua pele, adote os bonés e chapéus e evite a exposição solar entre as 10h e às 16h, horários com alta incidência de raios ultravioleta. Caso as manchas apareçam, busque auxílio do dermatologista e evite a automedicação.