Metalúrgicos ocupam fábrica da MWL às vésperas de ordem de despejo

Cerca de 50 trabalhadores estão na unidade


Com a iminência da expedição da ordem de despejo contra a MWL, os metalúrgicos decidiram ocupar a fábrica, em Caçapava, nesta quinta-feira (8). A ocupação acontece como forma de pressionar a MWL e Mafersa a chegarem a um acordo que mantenha a fábrica em funcionamento e preserve todos os postos de trabalho.

Com a mobilização, a direção da empresa aceitou se reunir com dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e uma comissão de trabalhadores. Neste momento, a reunião está em andamento.

Logo no início da ocupação, por volta das 7h30, homens da Polícia Militar entraram na planta para tentar - sem sucesso -  forçar os metalúrgicos a deixarem o local. A mobilização foi aprovada em assembleia, dando continuidade à greve iniciada no dia 21 de setembro. 

A MWL acumula uma dívida de R$ 11 milhões referentes a alugueis em atraso com a Mafersa, proprietária da área onde a fábrica está instalada.  A direção da empresa ofereceu R$ 3,5 milhões, divididos em 24 parcelas, para quitar a dívida. A credora ainda não respondeu se aceita a proposta.

Enquanto as empresas não chegam a um acordo, aproxima-se o prazo previsto para que a fábrica receba a ordem de despejo, a partir de sábado (10), conforme determinação da 1ª Vara Cível de Caçapava. Se isso ocorrer, 237 trabalhadores perderão seus empregos e correm o risco de nem mesmo receber seus direitos.