Na noite do último sábado (15), a Prefeitura de Pindamonhangaba realizou a inauguração da nova estátua em homenagem ao atleta João Carlos de Oliveira, popularmente conhecido como João do Pulo.
Além do prefeito Dr. Isael Domingues, do vice Ricardo Piorino e da primeira-dama Cláudia Domingues, a cerimônia também contou com a presença de vereadores, demais autoridades e de familiares do homenageado.
O novo monumento, de 8 metros de altura, foi produzido pelo artista Hugo Lukas e substitui a antiga homenagem instalada na rotatória em 2002, produzida pelo artista Sidney Lizardo.
A rotatória passou por uma remodelação para atender a nova demanda, e o novo monumento atende o pedido da população e dos familiares do atleta que estiveram presentes na implantação da rotatória em 2002, e solicitaram um símbolo que representasse melhor a grandeza e o nome do atleta.
"O monumento pedia algo mais sútil e integrado em seu entorno, afim de valorizar essa arte mais realista, que de fato representa o atleta", afirmou a secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco.
Em novembro de 2020, a obra esculpida pelo artista e morador de Pindamonhangaba Irineu Migliorini, se tornou alvo de memes nas redes sociais e dividiu opiniões logo após sua instalação.
Após a repercussão negativa da última homenagem ao atleta, a viúva de João do Pulo, Lili Carrupt, pediu para a população que independente de gostarem ou não do trabalho, que tenham respeito a memória de João.
Sobre o atleta
João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo nasceu em Pindamonhangaba em 28 de maio de 1954, foi um atleta especializado em saltos, sendo ex-recordista mundial do salto triplo, medalhista olímpico e tetracampeão pan-americano no salto triplo e no salto em distância.
João do Pulo participou das Olimpíadas de 1976 (Montreal) e de 1980 (Moscou). Sofreu um acidente automobilístico em 22 de dezembro de 1981, quando teve que amputar sua perna direita e encerrar sua carreira.
Com o final de sua participação esportiva, João do Pulo ingressou na política e elegeu-se Deputado Estadual por duas legislaturas: em 1986, com 24 mil votos e depois reeleito em 1990, com mais de 33 mil votos.
O atleta faleceu aos 45 anos em São Paulo, no dia 29 de maio de 1999 e foi sepultado no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.