Novelis celebra o Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio com reciclagem de 50 toneladas de latinhas

Em parceria com cooperativas de reciclagem, empresa devolve embalagem à sua cadeia produtiva em cerca de 60 dias


O ano de 2023 foi e está sendo um período recheado de grandes festas e festivais espalhados pelo país. Após o adiamento de diversas comemorações tradicionais e apresentações populares, devido à pandemia, nos anos anteriores, eventos de música, dança e manifestação cultural se mostraram como verdadeiros momentos de alegria e entusiasmo por quem comparece. Nesses momentos de celebração, no entanto, há um pico de consumo que aumenta significativamente a quantidade de resíduos sólidos, e a necessidade de pensar na destinação correta desse descarte é fundamental.

Às vésperas do Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio (28/10), data que destaca o alumínio como material infinitamente reciclável, a Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, celebra as mais de 50 toneladas de alumínio reaproveitados provenientes de latinhas de bebidas de expressivos eventos - esse peso equivale a aproximadamente 50 carros populares. A ação só foi possível devido à parceria da empresa com cooperativas de catadores de materiais recicláveis, principais responsáveis pela circularidade do material, em diferentes cidades do Brasil.

Entre as principais praças de celebração popular do Carnaval, uma das festividades mais famosas do mundo, a Novelis adquiriu cerca de 33 toneladas de sucatas de alumínio, considerando as festas em São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro - a ação de reciclagem neste último, inclusive, passou a figurar no Livro dos Recordes como a maior de sua categoria com 11 toneladas do material. Outro grande e famoso evento do país que contribuiu com a economia circular foi o São João de Campina Grande (PB), o maior São João do Mundo, de onde a multinacional reciclou 10 toneladas de latas. Outros eventos que contribuíram com o montante total foram a Festa do Sabugo, tradicional em Parnamirim (RN); e dois grandes e reconhecidos festivais de música realizados em São Paulo (SP), no segundo semestre do ano.

Para chegar à fábrica da Novelis em Pindamonhangaba (SP), onde o reaproveitamento acontece, as latinhas descartadas passam pelos Centros de Coleta proprietários da empresa - são 14 centros em diversas localidades pelo Brasil. Nesse local, as latas são pesadas, higienizadas e prensadas para serem enviadas ao maior Complexo Integrado de Reciclagem e Laminação de Alumínio do mundo.

A atuação dos nossos Centros de Coleta garante uma maior aproximação da indústria com os diferentes elos cadeia de reciclagem do alumínio. Além disso, a capacidade de reciclagem e laminação da nossa fábrica em Pindamonhangaba asseguram a entrega de chapas de altíssima qualidade para o mercado e com alto teor de conteúdo reciclado em sua composição, que, hoje, ultrapassam a ordem de 80%. Nos orgulhamos, ainda, dos aspectos sociais e ambientais que existem por trás desta atividade - explica Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

Em 2022, o Índice Nacional de Reciclagem de Latas de Alumínio para Bebidas no país alcançou os inéditos 100%, de acordo com a Recicla Latas, entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento das ações previstas no Termo de Compromisso da logística reversa da lata de alumínio, em parceria com a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) e a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio). A Novelis reciclou aproximadamente 31 bilhões de latinhas pós-consumo. Atualmente, a capacidade de reciclagem da fábrica de Pindamonhangaba (SP) é de 500 mil toneladas ao ano e 720 mil toneladas ao ano de laminação - o que alça o complexo de reciclagem de alumínio ao posto de maior do mundo.