Novelis leva projeto de leitura para crianças e jovens do Instituto IA3, em Pindamonhangaba

Cantos de Leitura implanta espaço lúdico e doa acervo de 1200 livros com patrocínio da Novelis e realização da Rede Educare


O Instituto IA3, em Pindamonhangaba (SP), acaba de ganhar um espaço especial dedicado aos livros. A instituição foi contemplada com uma unidade do projeto Cantos de Leitura, com acervo de 1200 novos livros, inaugurada nessa quarta-feira (19).  A implantação do espaço de leitura é uma realização da Rede Educare com patrocínio da Novelis, via de Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

O espaço de ambientação lúdica, que também conta com brinquedos e jogos educativos, passa a beneficiar 375 crianças, jovens e adultos atendidos pelo Instituto IA3, que promove a inclusão social por meio de atividades educacionais, culturais, esportivas e de qualificação profissional.

"Os objetivos deste projeto ratificam o que o IA3 tem como uma de suas premissas, o incentivo da busca do conhecimento, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e protagonistas da sua realidade por consequência do seu meio social. Ações socialmente responsáveis como este projeto, desenvolvido pela Rede Educare e com patrocínio da Novelis, são fundamentais para uma sociedade mais justa e igualitária", afirma Lindoya Gonçalves, Coordenadora de Portfólio do IA3.

Além da doação de livros e ambientação do local, os profissionais da instituição passaram por uma sensibilização que aborda os caminhos para a formação de leitores e orientações sobre melhor utilização do Cantos de Leitura, e acesso a uma plataforma online e gratuita da Rede Educare com cursos certificados de técnicas para alfabetização e contação de histórias.

A unidade de Pindamonhangaba faz parte da sétima edição do projeto Cantos de Leitura, que soma mais de 76 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de beneficiados do projeto, entre criança, jovens e adultos. Esta é a 24ª unidade do Cantos de Leitura patrocinada pela Novelis.

"Há mais de 45 anos, Pindamonhangaba tem sido a casa da Novelis e nós temos orgulho e gratidão por fazer parte dessa história. Levar cultura para os jovens e crianças da cidade é um compromisso nosso com o futuro e o desenvolvimento da sociedade. Estamos contribuindo com uma geração que será responsável pelo planeta e o principal instrumento dessa mudança é a educação", destaca Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

O projeto Cantos de Leitura busca a formação de novos leitores em comunidades e criação de um espaço de socialização. O projeto faz dos livros uma ponte para possibilitar que os leitores vejam o mundo de uma nova forma, com livros de variados temas como diversidade e sustentabilidade, dando espaço também para a inclusão com 5% do acervo doado, sendo composto por livros em braille.

A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade. Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas e na partilha de entendimentos.

"A ideia é estimular o prazer pelo ato de ler e promover a autoestima de pessoas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem 'aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer', seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors", realça Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.