O Brasil realizou um fato inédito e histórico na sua trajetória da reciclagem. Em 2022, 100% das latas de bebidas comercializadas no país foram reaproveitadas - o maior resultado desde o início do mapeamento, em 1990. Para que esse feito fosse possível, diversos elos da cadeia desempenharam um papel importante, desde a coleta pelos catadores até a atuação da indústria. No ano passado, a Novelis reciclou aproximadamente 31 bilhões de latinhas pós-consumo, sendo cerca de 20 bilhões coletadas no Brasil. A empresa ainda foi responsável por reaproveitar cerca de 11 bilhões de latas pós-consumo importadas de outros países. Atualmente, a capacidade de reciclagem da fábrica de Pindamonhangaba (SP) é de 500 mil toneladas por ano - o que coloca o Complexo de Reciclagem de alumínio da empresa no posto de maior do mundo.
Graças a este trabalho, as chapas produzidas pela Novelis e utilizadas na fabricação de novas latinhas de bebida no Brasil já possuem mais de 80% de alumínio reciclado. Para atingir o objetivo de aumentar ainda mais o conteúdo reaproveitado dos laminados, o exemplo mais recente é a inauguração do primeiro Centro de Soluções ao Cliente totalmente voltado para o mercado de latas da América do Sul. O espaço, que fica em São José dos Campos (SP), é um polo de inovação para gerar soluções para a indústria com foco total em sustentabilidade.
Existem vários fatores que contribuem para o sucesso da reciclagem das latinhas como, por exemplo, a estruturação da atividade como negócio, investimentos industriais em capacidade de reciclagem, valor agregado da sucata, além de uma logística reversa organizada. Para a Novelis, a reciclagem é um compromisso não somente de negócios, mas de colaboração com a sociedade e o futuro do planeta -, explica Alfredo Veiga, vice-presidente de Suprimentos da Novelis América do Sul. "O índice de reciclagem de 100% foi possível em função de estoques acumulados ao longo da cadeia", finaliza Alfredo.
Para promover a coleta das latas que são destinadas ao seu Complexo de Reciclagem, a Novelis conta com 14 centros de coleta próprios e diversos parceiros, distribuídos pelas cinco regiões do Brasil. A empresa mantém um forte compromisso com a capacitação e o desenvolvimento da etapa de coleta que conta com mais de 800 mil pessoas, verdadeiras protagonistas deste processo, além de contribuir com o fortalecimento de cooperativas por meio de programas estruturados e promover ações de educação e conscientização ambiental.
Além do aspecto social, é importante destacar os benefícios ambientais da reciclagem do alumínio, que reduz em 95% a emissão de gases e em 95% o consumo de energia, quando comparada com a produção do alumínio primário.
Os dados, que compõem o Índice Nacional de Reciclagem de Latas de Alumínio para Bebidas 2022 foram divulgados pela Recicla Latas, entidade gestora responsável pelo programa de aperfeiçoamento do sistema de logística reversa da lata de alumínio, em parceria com a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) e a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio).