O benefício das flores nos tratamentos estéticos para a pele

Tonificação, nutrição, regeneração e revitalização estão entre as melhorias


O uso de flores e plantas vai além de manter os ambientes enfeitados, cheirosos e mais calmos. Isso porque, para aproveitar seus ativos naturais e suas funções terapêuticas no organismo, elas também compõem a fórmula de cosméticos que são recomendados para manter uma rotina de beleza. Apenas no Brasil há dez mil espécies que oferecem opções de tratamento fitoterápico, como a camomila. 

Sendo assim, ficou cada vez mais comum encontrar produtos cosméticos com composições em que a lavanda, o hibisco e a calêndula, que são alguns dos mais procurados, estejam listados.

Para Mariana Vitte, naturóloga do W Estética & Spa, a prática de usar flores nos cuidados com a pele é extremamente benéfica, devido aos princípios ativos contidos nas pétalas. "Trazem benefícios como tonificação, nutrição, regeneração celular e revitalização da pele", explica.

Se a opção for extrair os nutrientes e as composições necessárias para o uso na derme de forma caseira, é preciso comprar as flores na floricultura e, então, seguir de dois jeitos: o primeiro pode ser feito colocando as pétalas de molho por, aproximadamente, um mês, para conseguir fazer um extrato; a segunda forma é aquecê-las até que os óleos essenciais sejam produzidos. Apesar do segundo modo ser mais eficiente, é mais complicado de conseguir êxito no processo.

No entanto, como a demanda de produtos com rosas, lavanda, camomila e outras flores é alta, também é possível encontrar cosméticos naturais, sem a presença de substâncias proibidas e que façam mal à pele. De modo geral, todas as flores e plantas proporcionam benefícios à pele, já que são ricas em polifenóis, que agem contra os radicais livres e combatem o envelhecimento precoce.

Veja alguns tipos de flores e suas contribuições para a cútis:

Camomila: adstringente natural que combate as olheiras; substância anti-inflamatória e calmante que alivia o estresse.

Rosas: nutre, tonifica e tem o poder de homogeneizar o tom da pele, reduzindo a aparência de manchas.

Lavanda: acalma a pele.

Flor-de-Lis: se usada no estágio primário, poderá ter o efeito equivalente a um peeling, renovando a pele.

Hibisco: aumenta a produção natural de colágeno no organismo; hidrata e acelera os processos de cicatrização.

O uso das flores na rotina de beleza pode ser aliado a uma alimentação mais saudável com a presença de frutas e hortaliças, que também possuem poderes hidratantes, de rejuvenescimento e são antioxidantes.